Corumbá

Prefeitura participa de comemorações do Dia do Índio na aldeia Guató

 

A Prefeitura de Corumbá participou da comemoração do Dia do Índio na aldeia Uberaba, da etnia Guató, nesta quarta-feira, 19 de abril. A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira nas celebrações. O evento foi um resgate da cultura guató e contou com arremesso de lança; disputa de arco e flecha; danças unindo forças e da zagaia.

“O cacique (Luiz Carlos) nos procurou, conversei com o prefeito Ruiter, que nos determinou a ação. Faremos trabalho de pesquisa junto aos jovens e mulheres porque sabemos que chega uma época eles ficam ociosos. Nossa ideia é buscar o artesanato, conseguir que façam uma associação, cooperativa para que possam vender para turistas. Há demanda de artesanato. Conhecer também a necessidade ambiental”, disse a presidente da Fundação de Meio Ambiente antecipando ações que o Município busca desenvolver na aldeia.

Ana Cláudia explicou que um ponto a ser trabalhado é a organização para que possam vender o artesanato indígena, por exemplo. “Eles têm o artesanato, mas não conseguem vender por conta da distância. Que possam desenvolver um ponto de apoio para a comercialização do artesanato produzido pelas mulheres artesãs da aldeia. Trabalhar para que montem uma cooperativa ou associação para que se organizem e tenham mais renda”, disse.

Por meio da Fundação de Meio Ambiente, o Município iniciou um levantamento na aldeia Uberaba para identificar as demandas locais. “É para que tenhamos perspectivas das ações para desenvolvermos aqui”. A ideia é realizar um trabalho conjunto com diversas secretarias. “Vamos buscar parcerias para ações conjuntas com saúde, assistência social e outras aqui”, adiantou a diretora-presidente.

Um dos parceiros definidos é o Exército Brasileiro. “Fizemos contatos com o Exército que vai nos dar apoio. A cada dois meses teremos técnicos na aldeia para desenvolver um trabalho educacional com os indígenas”, informou Ana Cláudia Boabaid.

O cacique Luiz Carlos de Souza Alvarenga destacou a participação da administração Ruiter Cunha de Oliveira nas comemorações do Dia do Índio na aldeia Uberaba. “A gente espera isso, fizeram esse esforço para prestigiar a gente. Isso é uma vitória para nós. Estamos aqui para resgatar nossa cultura. A Prefeitura vindo aqui, como nesta celebração, pode ajudar nisso e ser um grande parceiro nosso. Tínhamos a necessidade disso, que viessem e conhecessem nossa vida, nosso esforço e necessidades. Estamos mostrando nossa cultura e com a presença da Prefeitura foi bom”, finalizou o líder dos guatós.

De acordo com o cacique, 35 famílias de etnia guató moram na aldeia Uberaba, o que totaliza 200 pessoas. Localizada na ilha Ínsua, a 350 km de Corumbá, no Pantanal Norte, próxima da divisa com o estado de Mato Grosso, a ilha tem 10.900 hectares e foi demarcada pela Funai em 1998. O acesso é somente aéreo ou fluvial.

 

Por: Da Redação