Corumbá

Em Corumbá, Educação trabalha por melhorias constantes na qualidade de ensino

 

Para melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida em todas as escolas municipais da área urbana e rural, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá está com muitas novidades para este ano de 2013. “Vamos realizar uma constante atualização de propostas educacionais”, explicou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

Segundo ela, a primeira etapa a ser alcançada é alfabetizar todas as crianças da rede até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “É o que prevê o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso que assumimos em parceria com o Governo Federal”, declarou Roseane.

Outra novidade é com relação à formação continuada, pois não só os educadores serão contemplados com essa etapa. Este ano, haverá um fortalecimento dos grupos de estudos por área de conhecimento já existente e a ampliação de oferta de formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos, para membros dos Colegiados Escolares, APMs, Grêmios Estudantis e monitores do Programa Mais Educação em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional.

Mais um passo positivo será dado com relação à Especialização em Docência na Educação Infantil. Em parceria com o Ministério da Educação, o programa vai contemplar 49 professores, proporcionando uma ampliação nos cursos de espanhol no nível básico e intermediário para esses educadores.

A Secretaria de Educação ainda prevê para este ano a consolidação do Fórum Municipal de Educação, um espaço que permitirá uma interlocução maior entre a sociedade civil e o governo municipal, proporcionando uma participação mais ativa em discussões, elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais, resultando na criação do Plano Municipal de Educação.

Considerada como prática crucial para o bom aprendizado de todo ser humano serão desenvolvidos projetos de fomento à leitura e produção textual. Entre eles está a Implantação do Fórum Municipal do Livro e da Leitura que tem como principal objetivo promover o livro, as bibliotecas e a criação e difusão da literatura brasileira para nossos alunos.

Outra novidade bem aguardada é a I Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa, que contemplará alunos da 5ª a 9ª série e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos, o EJA. Os textos selecionados serão reunidos em uma publicação que deverá circular por toda a cidade servindo de incentivo à leitura e a escrita das crianças e adolescentes.

E para aprender matemática de uma maneira dinâmica, desafiante e divertida. Os alunos terão a oportunidade de participar pela primeira vez este ano da Olimpíada Municipal de Matemática que será desenvolvida ao longo do ano letivo intensificando o trabalho dos professores em sala.

O programa ainda prevê a realização da I Feira Municipal de Tecnologia, o I Seminário Municipal do Programa Mais Educação e, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, todos os alunos da Reme vão participar do projeto “Educação Fiscal e Patrimonial”. Já para os 97 alunos das escolas das águas, que contempla as extensões Santa Aurélia e São Lourenço, será oferecida uma educação integral ampliada.

 

Por: Da Redação