Corumbá

Descida dos andores de festeiros acontece esta noite no Porto Geral de Corumbá

 

A descida dos andores dos festeiros, que acontece nesta sexta-feira, 23 de junho, é o ponto alto do Arraial do Banho de São João. A noite de hoje traz a mais peculiar manifestação de todas as tradições juninas do Brasil: o ritual de batismo da imagem do santo nas águas do rio Paraguai.

São mais de 100 andores de festeiros esperados na descida da ladeira Cunha e Cruz, até a Prainha do Porto Geral, na noite de hoje. Pelo menos 86 deles já receberam o certificado de Agentes Municipais de Cultura.

A noite desta sexta ainda com a concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), elevação do mastro de São João no Porto Geral, roda de Cururu e Siriri, shows musicais e show pirotécnico.

Festa de São João em Corumbá

Conhecida como “Banho de São João”, a festa remonta às origens de Corumbá e tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul pela sua singularidade. Na noite de São João a população e turistas ocupam as ruas do Porto Geral. A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do rio Paraguai.

Uma queima de fogos ilumina os céus de Corumbá anunciado a chegada do dia do santo que, segundo a Bíblia, teria batizado Jesus. A parte religiosa, entre outros rituais, tem novenário em família e mastro da bandeira. Os mais de 100 “festeiros” de Corumbá capricham na decoração dos andores e altares domésticos. Seguindo a tradição, as mulheres cuidam dos quitutes juninos e os homens preparam a fogueira. A grande procissão de São João é precedida de pequenas procissões em torno das casas e em volta da fogueira.

Programação

23/06 – SEXTA-FEIRA
Local: Porto Geral
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo
20h00 – Show Regional – Dudu Lino;
21h30 – Show Regional – Guilherme e Falcão;
23h30 – Levantamento do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri;
00h00 – Show Pirotécnico;
00h10 – Show Regional – Evandro Campos.

BANHO DE SÃO JOÃO 2017

Descida dos Andores
Local: Ladeira Cunha e Cruz
Concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João
Local: ILA – Casa de Cultura Luiz de Albuquerque
Hora: 20h00
Elevação do Mastro de São João
Local: Orla do Porto Geral-
Hora: 23h30
Roda de Cururu e Siriri
Local: Orla do Porto Geral
Hora: 23h30