Corumbá

Corumbaense é eleito juiz maçônico do Grande Oriente de MS

 

Nelson Barros Leite

O advogado e maçom corumbaense Nelson de Barros Rodrigues Leite, da histórica Loja Estrela do Oriente de Corumbá, foi eleito Juiz Maçônico do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul.

É a primeira vez que um maçom da região pantaneira integra o seleto grupo, que tem a função de interpretar a constituição do Grande Oriente e dirimir conflitos entre poderes e órgãos constituídos da maçonaria.

Corumbá tem uma tradição nesta ordem universal. A primeira loja do Grande Oriente de Mato Grosso, a Estrela do Oriente, foi fundada na cidade em 25 de maio de 1898 em uma casa de pau a pique na encosta do bairro da Cervejaria, porto geral.

Há um século a loja ocupa prédio na rua Delamare, 410, centro. O maçom João Gonçalves Miguéis, falecido recentemente, foi seu venerável mestre por oito vezes.

Nelson Leite disse a região tem muito a ganhar com a escolha de um juiz maçônico, pois Corumbá é uma referência para o Estado e sempre despontou com suas lideranças, influenciando também Mato Grosso.

“É uma retomada de Corumbá em nível regional, além do reconhecimento e merecido respeito do Grande Oriente para com a região”, disse ele. Sua posse será neste sábado, em Campo Grande.

 

Por: Da Redação