Corumbá

Corumbá premia os vencedores da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A quarta edição do concurso envolveu cerca de 10 mil alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

 

A quarta edição do concurso envolveu cerca de 10 mil alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

O Município de Corumbá será representado na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2014. E o escolhido para essa importante missão foi conhecido na tarde dessa sexta, 10, durante a solenidade de premiação, realizada no espaço Sesc (Centro de Convenções). O evento reuniu professores e pais de alunos que participaram da competição que envolveu 34 escolas públicas.

Aos 14 anos e cursando o 9º ano do ensino fundamental, Pedro Hector Bastos Iran, da escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, terá o importante desafio de contar, por meio de uma narrativa histórica, a cultura de Corumbá. “Estou muito feliz com esse resultado, mas, principalmente, pela oportunidade de mostrar algo que te impulsiona a ter amor pela sua cidade”, declarou o estudante que concorreu na categoria “crônicas”, com o texto “Banho de São João”.

O aluno segue para Porto Alegre entre os dias 08 e 09 de novembro, concorrendo a etapa final do concurso, que acontece no mês de dezembro em Brasiília. “Será um grande desafio representar Corumbá em apenas um texto”, comentou o menino, ao acrescentar que a família foi sua maior inspiração para escrever a crônica. “O Banho de São João” é uma tradição, pois minha vó começou e depois meu pai deu continuidade ao trabalho que já dura 50 anos.

Prestigiando os professores e os alunos pelo trabalho, que já está em sua quarta edição, o prefeito Paulo Duarte parabenizou a todos pela conquista. “Eu vejo uma visão muito clara e objetiva desses jovens. Uma percepção de que uma cidade, Estado ou país se transforma com a cooperação de todos”, observou Paulo Duarte ao comentar sobre o trabalho, que tem como foco principal o pertencimento e amor à Corumbá.

Ao citar o aluno Pedro Hector Bastos Iran, campeão desta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, o prefeito destacou que o concurso é uma maneira de fomentar a cultura sul-mato-grossense. “Eu fico feliz em ver que temos um jovem que nos representará, tendo a consciência que muito adulto não tem”, disse. “Temos um tesouro nas mãos, que se chama Corumbá. Por isso, precisamos amar e cuidar dessa terra linda, tendo a consciência que a cidade é o nosso lar e demonstrando todo nosso amor com atitudes concretas”, completou o prefeito.

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, falou sobre a alegria de celebrar, com alunos e professores, mais uma etapa do concurso. “Com esses textos maravilhosos a gente consegue ver o quanto os professores estão melhorando com as oficinas”, observou. “É um prazer muito grande realizar esta 4ª edição, contemplando a visão positiva dos nossos alunos ao dizer que há esperança em viver numa Corumbá ainda melhor”, completou.

Premiação

Na categoria Poema, a primeira colocada foi a aluna da escola Municipal Barão do Rio Branco, Débora Letícia Campos Balbueno, com o texto “Minha Cidade”. O segundo lugar ficou com o aluno Thiago Victorio Claro, da escola Cyriaco Felix de Toledo, com o texto “Corumbá desses meus sonhos”.

Na categoria Memórias Literárias, o primeiro colocado foi o aluno Herick Rafael da Silva Melgar, da escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, com o texto “O lugar onde vivo”. Em segundo lugar, ficou a aluna Francielly Santos de Santana, da escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, com o texto “Encontrei um paraíso”.

Na categoria crônica, o segundo lugar ficou com a aluna Alessandra Campos de Arruda, da escola Municipal Rural Porto Esperança, com o texto “Paraguai Mirim”.

Na categoria artigo de opinião, o primeiro lugar ficou com a aluna Thais Araujo dos Santos, da Escola Estadual Dom Bosco, com texto “Sabe qual é”?

A vice prefeita e presidente da Fundação de cultura de Corumbá, Márcia Rolon, ao lado do prefeito Paulo Duarte e da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, premiou os oitos alunos que se destacaram no concurso.

Olimpíada

A quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), visando colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita dos alunos.

O concurso foi dividido em quatro categorias, a partir do gênero textual produzido: Poema (5ª e 6ª séries), Crônica (7ª e 8ª séries), Memórias Literárias (9ª série e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).

Em Corumbá, os trabalhos foram coordenados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e envolveram 34 escolas públicas, 110 professores e cerca de 10 mil alunos da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

 

Por: Da Redação