Corumbá

Carnaval Cultural de Corumbá, a marca da maior folia do centro oeste brasileiro

Maior folia do centro oeste brasileiro agora tem uma marca, Carnaval Cultural - `Patrimônio da Alegria

 

Contar a história do carnaval, mostrando a festa como um das manifestações artísticas mais importantes e significantes da cultura local. Essa é a proposta da Prefeitura de Corumbá, que a partir desse ano vai trabalhar a marca “Carnaval Cultural – Patrimônio da Alegria”, uma forma de distinguir e valorizar a tradição da folia na história do município pantaneiro, reconhecido como o mais animado de todo o Mato Grosso do Sul. E começa com um site voltado especialmente para a melhor folia do centro-oeste brasileiro, www.corumbacarnaval.com.br.

Maior folia do centro oeste brasileiro agora tem uma marca, Carnaval Cultural - `Patrimônio da Alegria

“Vamos mostrar que o Carnaval faz parte da nossa cultura. Essa festa teve início em Corumbá e, a partir daqui, houve uma prospecção para todo o Estado. Ou seja, isso já vem de muitos e muitos anos. Aqui na cidade, o Carnaval, além de ser um momento de alegria, se mistura com toda nossa arte, nossa cultura”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon.

“A ideia da Administração é fazer com que as pessoas não vejam isso só como uma festa com começo, meio e fim, que se acaba em cinco dias, mas sim como uma manifestação tradicional e cultural de nossa região”, complementou a vice-prefeita. Para isso, personagens característicos do “Carnaval Cultural” estarão presentes por todo o circuito da festa e nos materiais de divulgação.

“Os personagens estão todos caracterizados. O arlequim, por exemplo, vem com uma viola de choco nas mãos. Teremos a baiana, um personagem forte nacionalmente, mas também o pescador, figura que muito bem representa a cidade. Também tem o frevo, outra marca da nossa cultura e que agora é patrimônio da Unesco. Ou seja, colocamos as questões brasileiras fortes que estão ligadas ao Carnaval, juntamente com aspectos da cultura local”, reforçou Márcia.

Com esses símbolos, a Prefeitura vai levar para a avenida toda a riqueza cultural de Corumbá, aproximando ainda mais a população da festa. E para que isso ocorra de forma efetiva, mais arquibancadas serão dispostas ao longo de toda a General Rondon, abrigando um número maior de pessoas.

“É certo que não conseguimos, na passarela do samba, comportar todo mundo porque o espaço é pequeno. Mas a ideia é fazer com que o povo se veja nesse “Carnaval Cultural”, em todas as peças, em todas as apresentações e que ele faça parte disso tudo porque é o nosso patrimônio”, destacou a diretora da Fundação de Cultura. Outro tema em destaque nas peças será o Casario do Porto Geral.

“Toda a parte do nosso patrimônio material e imaterial está representada na maior festa de carnaval do Estado, que é em Corumbá. Temos que ter nosso diferencial. Carnaval temos no Brasil inteiro e buscamos algo para atrair as pessoas para cá. Além de Pantanal, Corumbá tem muito mais: uma cultura forte e uma festa que tem um momento único, no sábado, onde as pessoas poderão ver o desfile do corso, das pastorinhas e dos marinheiros, que fazem parte do inicio do nosso Carnaval”, concluiu.

 

Por: Da Redação