Corumbá

“Câmara de Corumbá está aberta para ações de apoio às crianças e adolescentes”, afirma presidente

 

O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Tadeu Vieira (PDT), participou da abertura da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente . A solenidade, realizada na noite da quinta-feira, 28 de maio, no auditório da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, também com participações do prefeito Paulo Duarte e do juiz de Direito Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, que fez a palestra inaugural.

A conferência, que termina nesta sexta-feira, dia 29, tem como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Tadeu Vieira destacou, durante um breve discurso, que a Câmara Municipal está à disposição de toda a sociedade para trabalhar parcerias que proporcionem o bem-estar da juventude corumbaense. “O Legislativo está de portas abertas para ajudar a desenvolver trabalhos que possam garantir melhores dias para nossas crianças e jovens. Estaremos sempre juntos nessa caminhada”, afirmou.

De acordo com o presidente, uma das preocupações dos vereadores é com o aumento da demanda a ser atendida pelo Conselho Tutelar de Corumbá. “O Poder Legislativo busca, estamos legislando e tentando, sabemos que existe lei maior, mas temos consciência que Corumbá necessita da criação de mais um Conselho Tutelar. Não tem como um só atender as demandas”, disse ao ressaltar que a realização da nona Conferência é “de suma importância” para a cidade porque traz à discussão “os inúmeros problemas que temos com nossas crianças e jovens, na maioria das vezes originários da própria estrutura familiar”, complementou.

Para o prefeito Paulo Duarte, a realização da Conferência garante “voz e vez” à juventude corumbaense. “O mais importante desse trabalho, ligado à criança e adolescente, é mostrar, cada vez mais mostrar, aos nossos jovens a importância de serem protagonistas de sua própria história. É fundamental que tenham voz e vez e que participem”, argumentou.

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um espaço de participação popular democrático, de modo a qualificar e aproximar suas deliberações cada vez mais das reais necessidades da população. A participação direta da população permite um debate e uma construção de uma nova política com qualidades democráticas, fundamentais na caminhada de fortalecimento da política pública das crianças e do adolescente.

Para esta sexta-feira estão programadas a leitura e aprovação do regimento interno; apresentação dos eixos: promoção dos direitos; proteção e defesa dos direitos; participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos e gestão da Política.

 

Por: Da Redação