Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Ladário-MS, 1 de dezembro de 2012


Ação na praça marca o Dia Mundial de luta contra a Aids em Corumbá

Postado em 1 de dezembro de 2012 por Pérola News há 5 anos


Ação conjunta marcou o dia de luta contra a doença em Corumbá (Kléverton Velasques)(Kléverton Velasquesz)

Uma ação conjunta mobilizou o Dia Mundial de Combate à Aids e a luta pelo fim da violência contra a mulher em Corumbá. A programação aconteceu durante toda manhã deste sábado (1), na Praça da Independência. A atividade contou com uma blitz educativa, coleta de sangue para exames de hepatite B e C, além de distribuição de material informativo sobre DST/Aids e hepatite viral.

“Toda essa manifestação é necessária para que a população fique sabendo da importância da prevenção e a realização dos exames necessários, para uma detecção precoce da doença, disse o coordenador municipal do Programa DST/AIDS e Hepatite Viral, José Márcio Martins Faria. É importante destacar que hoje você entra mais precocemente com os tratamentos, quando já conhece sua condição sorológica”, explicou.

A ação foi coordenada pela equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatite Viral da Secretaria de Saúde, em parceria com a Gerência de Articulação de Políticas Públicas para Mulher, ligada à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. É que também neste dia, teve sequência a programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids está sendo lembrado em Corumbá desde o início desta semana, quando a Prefeitura abriu as portas do Centro de Saúde Dr. João de Brito, referência em doenças sexualmente transmissíveis, para realização do teste rápido para diagnóstico da Aids, sífilis e hepatite B e C.

A programação integra uma campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde, visando diagnosticar o mais cedo possível a doença, visando tratamento, tanto é que o tema do Dia Mundial de Luta contra a Aids é “Não fique na dúvida, fique sabendo”.

1º de dezembro

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (ONU), no final dos anos 80, para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, além de aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da AIDS no Brasil, aponta o Boletim Epidemiológico 2011 do Ministério da Saúde. O dado, disponibilizado às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1º de dezembro), indica que menos de 1% da população de 15 a 49 anos possui a doença, mantendo a taxa de prevalência de 0,61% relativamente estável entre 2009 e 2010.

 

Por: Da Redação


Busca

Publicidade





Todos os direitos reservados a Jornal Pérola do Pantanal News www.perolanews.com.br / Tel. (67) 99254-9537
E-mail: jornalperola@ibest.com.br / End.: Rua Castro Alves, nº 60, Bairro Boa Esperança, Ladário-MS, CEP: 79370-000

Jornalista: Douglas Assad Arruda
MTB nº 1631/MS
Site desenvolvido por Matheus S. Nascimento