Corumbá

‘Mancha dos Flamboyant’s’ integra programa Corumbá mais Verde

 

‘Mancha dos Flamboyant’s’ é um dos três subprojetos do programa Corumbá mais Verde que vem sendo desenvolvido em toda a área urbana da cidade pela Prefeitura. Os outros dois são ‘Palmeiras Imperiais’ e ‘Arborização Urbana’, também considerados importantes para o aumento da área verde na cidade.

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová de Souza Assis, considera os três subprojetos como necessários para a cidade, mas destaca o relacionado aos flamboyant’s que dá ao centro uma característica peculiar por ter essa espécie de árvore plantada entre a calçada e a rua, o que só ocorre em Corumbá. Em virtude disso, além do fator paisagístico e promoção de melhorias ambientais, agrega a importância histórica da cidade.

O programa Corumbá mais Verde está em pleno andamento na cidade. Tem apoio do Viveiro Municipal que deve se tornar auto-suficiente na produção de mudas de árvores nativas e ornamentais, como forma de dotar a cidade de uma arborização adequada, minimização problemas como calor, ruídos, poluição atmosférica e rajadas de vento, além de proporcionar embelezamento das praças e vias públicas.

Balanço apresentado pela Funterra dá conta que mais de 40 mil mudas foram plantadas desde 2005. Grande parte das espécies nativas da região pantaneira é cultivada no Viveiro Municipal, espaço destinado à produção, manejo e aclimatação de mudas para arborização das vias públicas de Corumbá ou para ajardinamento de áreas verdes urbanas, como praças públicas, canteiros e rotatórias.

O plantio ininterrupto das mudas foi reforçado recentemente com a contratação de uma empresa responsável pela arborização consciente e planejada no município. Além disso, ela executa também as substituições e repovoamento de espaços públicos.

Levantamento da bióloga Marina Daibert, da Funterra, dá conta que somente em 2011, a Prefeitura efetuou o plantio de cerca de 2,5 mil mudas em todo o perímetro urbano, atendendo inclusive solicitações da população, e também para atender as necessidades, conforme orientação dos técnicos da Fundação. Foram plantadas Ipês (rosa, roxo, branco e amarelo), Oitis, Jacarandás, Sibipirunas, Patas de Vaca, Castanheiras, Barrigudas e Flamboyant’s, além de outras mudas ornamentais que contribuíram para o embelezamento da cidade.

“Estima-se que houve uma perda de, aproximadamente, 40% do total, devido ao vandalismo, falta de rega, pragas, dentre outros”, revelou a bióloga, adiantando que a Prefeitura já está realizando a substituição. “É sempre importante lembrar que, sem a parceria da população, essas mudas não conseguem atingir o porte adulto e assim, desempenhar o seu papel que é proporcionar sombra, embelezamento, diminuição da temperatura, captação de CO2, entre outros benefícios”, cobrou.

 

Por: Da Redação