O 6º Encontro de Pantaneiros acontece neste final de semana no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. O evento é promovido pelo Centro de Tradição do Homem Pantaneiro (CTHP) com o objetivo de reunir pantaneiros, conversar com eles e ouvir suas demandas, especialmente para proteção de sua cultura. Durante a abertura do evento, ocorrida na tarde deste sábado, 05 de agosto, duas pessoas foram homenageadas. Athayde Nery, secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Governo do Estado, e Beatriz Cavassa, secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Corumbá.
Os homenageados receberam troféus pelos serviços prestados ao longo dos anos para os pantaneiros. Beatriz foi reconhecida tanto pelo seu trabalho nas duas primeiras gestões do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira quanto em Ladário, na gestão do então prefeito José Antonio Assad e Faria, e agora à frente da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. A abertura do encontro teve participação da banda do Exército, do coral do Sesi e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares de Corumbá.
Várias apresentações culturais foram realizadas no pavilhão principal da festa que começou na manhã deste sábado com carreata em homenagem aos 40 anos de fundação do Estado de Mato Grosso do Sul. Barracas de comidas típicas e artesanatos, show de viola caipira, concurso de causos, churrasco pantaneiro e torneio de truco espanhol (prática bastante comum em meio aos pantaneiros) foram atrações do primeiro dia do encontro que ainda vai promover shows à noite.
A Prefeitura Municipal de Corumbá apoia o evento através da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico promovendo os shows de “Os Garotos” e Ramão Terra. Por meio do órgão, cedeu barracas, tendas e equipamento de som. A Oficina de Dança também teve participação no encontro.
O CTHP é uma associação criada com o objetivo de defender a cultura do homem e da mulher pantaneiros, a fim de proteger sua culinária, costumes e tradições. O Centro está inserido na rota de desenvolvimento da cultura pantaneira, que tem participação de nove cidades. Outra finalidade da entidade é ser base de referência para os pantaneiros que precisam vir à cidade ou que se mudaram para a zona urbana e precisam de auxílio. (Assessoria de Comunicação da PMC)