Notícias

Com Blitz Educativa, Campanha de Combate ao Abuso Sexual e Maio Amarelo teve início na cidade

AGEMTRAT repasosu informações sobre um trânsito mais seguro

 

AGEMTRAT repasosu informações sobre um trânsito mais seguro

Com uma blitz educativa, o município de Ladário por meio da Secretaria de Saúde, da Agência Municipal de Trânsito (AGEMTRAT) e o Conselho Tutelar, deu início na última sexta-feira, 18 de maio, às atividades alusiva à Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Campanha “Maio Amarelo”.

Ganhando um reforço a mais, os alunos da Escola Municipal Pólo 17 de Março, também participaram da ação, que aconteceu na Avenida 14 de Março, Centro. O intuito do trabalho foi reforçar por meio de orientações, motoristas e pedestres, sobre como combater a exploração de crianças e adolescentes na região, bem como se comportar no trânsito, garantindo assim, uma segurança na hora de sair de casa.

Conforme o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Henrique Vieira, as ações não se limitam apenas na blitz educativa, pois a equipe irá percorrer Associações dos bairros, bem como as Estratégias de Saúde da Família.

“Esses trabalhos são de suma importância, pois a prevenção ainda continua sendo nossa principal arma contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação segue até o fim desta semana, onde estão previstos trabalhos dentro das unidades de saúde com o mesmo foco, a conscientização e colaboração da população no combate a este tipo de crime em nosso município, principalmente na parte alta da cidade”, disse Henrique.

Ainda segundo o coordenador do NASF, o abuso de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro punível com detenção, “caso haja conhecimento, cabe à sociedade denunciar às autoridades, por isso é importante à colaboração de todos”, enfatizou.

Nesses casos, as denúncias podem ser feitas através do Disk 100; Conselho Tutelar; CRAS- Centro de Referência em Assistência Social- CREAS- Centro de Referência Especializado em Assistência Social e as Delegacias de Polícia. Ao todo, o município já registrou 08 casos de abuso e exploração sexual, sendo a maioria intrafamiliar, ou seja, dentro de casa.

Incumbida no mesmo objetivo, com dois Agentes Municipais de Trânsito, tendo o apoio dos estudantes, a AGEMTRAT, repassou todas as orientações que se encaixam na programação do “Maio Amarelo” em Ladário. Todos os trabalhos também irão percorrer as Escolas de Ladário.

“Ganhamos reforço das crianças, pois eles são o reflexo dos pais. A contribuição de cada um é fundamental para um trânsito cada vez mais seguro. As ações educativas levam as pessoas a modificarem comportamentos. Estamos levando até eles, informações básicas, como não parar em fila dupla, que pode gerar infração grave, não parar em rampas de acessibilidade e entre outros”, explicou Agente Municipal de Trânsito Rosalina Barcellos.

A Campanha

Ganhou todo o território nacional, traz a cor amarela, que foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

 

Por: Da Redação