EstadoLadário

União autoriza pesquisa para exploração de minérios em Ladário e Bodoquena

 

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Amaro, autorizou a realização de pesquisa para exploração de minérios na faixa de fronteira do Estado.

Após a publicação no DOU (Diário Oficial da União), as pesquisas poderão ser realizadas especificamente nos municípios de Ladário e Bodoquena.

Conforme previsto, em primeiro momento, serão observadas competências específicas, no que se refere às fiscalizações acerca de possíveis implicações à viabilidade do pleito.

Na mesma data, outros seis municípios do país foram autorizados a realizarem a mesma modalidade de pesquisa

Exportação de minério em MS

Conforme divulgação realizada pelo Governo do Estado em janeiro deste ano, as exportações do Estado, em contexto amplo, no acumulado de janeiro a dezembro de 2023, atingiram o valor recorde de US$ 10,517 bilhões, com crescimento 28,1% superior ao registrado no mesmo período de 2022. 

Tal crescimento é justificado com base nas vendas externas sul-mato-grossenses, que tiveram como principais destaques não somente a produção da agricultura, mas também a de minério de ferro.

Na comparação entre junho de 2022 e junho 2023, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) concluiu que o minério de ferro apresentou um crescimento de 67,76%. Apenas o ferro-gusa elevou as vendas externas em 70,61%.

Outras autorizações

Na semana passada, os municípios de Corumbá, Ladário e Bonito também foram autorizados como possíveis campos de pesquisa relativa à exploração de minérios.

Essa modalidade de estudo consiste em investigar as áreas em busca de jazidas de minério e avaliar a viabilidade econômica delas.

Mato Grosso do Sul está em expansão no setor e, desde 2022, tem uma das maiores reservas de minério de ferro e manganês do Brasil, afirma a Semadesc.

*Midiamax