CorumbáEstadoLadário

Som multicultural na abertura da programação musical do terceiro dia do 9º FAS

 

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul realiza no período de 26 a 30 de abril em Corumbá a 9º Festival América do Sul. A coordenação artística está a cargo da Fundação de Cultura de MS. Os peruanos Laura Valle e Sergio Valdeos, respectivamente na voz e violão e os percursionistas Edison Mego e Jose Maria Castañeda irão fazer a abertura musical do 3º dia do FAS (28/04) com um Show Afro Peruano no Palco das Américas às 20h.

No Peru a cultura negra encontra-se sincretizada dentro da chamada “cultura criolla”, onde também conflui a cultura espanhola e indígena. Ao percorrer a costa peruana do sul ao norte, encontramos um folclore muito rico e completamente adaptado ao meio. Porém, embora as manifestações musicais afro peruanas, na maior parte, tenham se mantido dentro de uma área geográfica da costa, isto não significa que não tenham influência em outras regiões (como as festas de Negritos em várias outras regiões do Peru).

Compositores Afro peruanos como Carlos Hayre, Victoria Santa Cruz, Nicomedes Santa Cruz, Máximo Bravo, Abelardo Vasquez, Felix Casaverde, entre outros, são uma amostra do melhor do folclore negro peruano. A dupla peruana irá apresentar um repertório com enfoque ao mesmo tempo moderno e respeitoso da tradição negra “criolla” do Peru.

Na sequência da programação, a banda campo-grandense A Zaga, ex Grass, vai misturar os timbres, guitarras e tamborins, violinos, beats eletrônicos, funk e harmonia dissonante com um swing irreverente. As vertentes da música nacional como o samba e a bossa, as batidas dos ritmos africanos, a jinga da música cubana e o clássico rock in roll são as principais influências musicais da banda que mistura tudo num caldeirão rítmico que fala a linguagem do povo. Nesse ritmo seguem os motes das músicas que compõem o show e o disco “Reduto”, primeiro do banda que é composta por Rodrigo Estrada no vocal; Leandro Perez nas guitarras, violões e vocais; Felipe Nahas na Bateria; Luciano de Sá no Contrabaixo e Tiko nas percussões e programações eletrônicas. A banda mineira Skank encerra as apresentações musicais do terceiro dia de FAS.

 

Por: Da Redação