CorumbáEstadoLadário

Reggae e Rock in roll da fronteira no penúltimo dia do 9º FAS

Surfistas de Trem

 

Surfistas de Trem

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul realiza no período de 26 a 30 de abril em Corumbá o 9º Festival América do Sul. A coordenação artística está a cargo da Fundação de Cultura de MS. O cantor paraguaio Jonh Panchi e a banda Surfistas de Trem fazem a abertura do penúltimo dia do Festival no Palco das Américas.

“Panchi” teve um despertar para a música muito cedo, aos doze anos quando aprendeu violäo com seu pai Don Luis Duarte, diretor do trio “Os três Guaira.” Ele continuou seus estudos aprendendo guitarra com Luis Britos, um guitarrista virtuoso popular na região. Também participou de vários festivais em seu país. Nos últimos anos, foi escolhido o representante do Paraguai em festivais de guitarras na França e nos EUA, entre outros lugares.

Em 2000 “Panchi” formou o grupo Namorados trio, responsável por arranjos musicais e vocais. O trio tem uma discografia de quatro CDs e um DVD lançado em 2005. O estilo adquirido por Jonh Panchi se baseia em um sincretismo musical espelhado por seus professores que incluem Rigoberto Arevalos, Juan Cancio Barreto, Maelo Gomez, Alfredo Gill, Paco de Lucia. “Panchi” adquiriu também paixão pelo pífaro (pequena flauta transversal) com Julio Jara, professor elementar de teoria, canto e leitura musical. Em julho de 2008, lançou um disco solo gravando seu primeiro álbum “Guitar Guaireña”, com música instrumental e cantada.

Já Surfistas de Trem vai apresentar-se na sequência da programação musical. Criando seu rock em uma cidade reconhecida pela mistura cultural: Ponta Porã, os integrantes João Caetano (vocal e guitarra), Cleyto Vieira (guitarra), Renan Dorta (baixo), George Parah (bateria) e os músicos de apoio, Janilson do Trompete e Jonatam irão apresentar um som que mescla samba reggae e rock in roll.O álbum “Samba Reggae And Roll”, é o primeiro disco da banda fronteiriça. Meticulosamente produzido, traz toda a explosão diferenciada que fez da banda referência musical nas cidades irmãs de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã. A banda formada em 2008, cria no disco uma atmosfera na qual é possível notar toda a inovação, principal objetivo dos músicos, que traz em “Samba Reggae and Roll” a mistura de ritmos que acaba criando um novo gênero musical, homônimo ao disco.

 

Por: Da Redação