Ladário

São João social possibilita a confecção de bandeirolas para os festejos juninos de Ladário

 

20 mulheres do Programa Geração de Renda realizam parte da ornamentação dos festejos juninos

Mais de 5 mil metros de bandeirolas que irão fazer parte da ornamentação para o tradicional São João Pantaneiro, que acontece de 21 a 23 de junho, estão à todo vapor. As bandeirolas estão sendo confeccionados, na sede da Reserva dos Militares, bairro Alta Floresta, por aproximadamente 20 mulheres, do Programa Geração de Renda do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), atendidas pelo Programa de Atenção Integral a Família (PAIF).

A produção de bandeirolas para a festa junina acontece por meio da Fundação de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Conforme a artista plástica, responsável pelo setor de ornamentação, Leonor Pereira, que é também orientadora do programa geração de renda, os trabalhos não se tratam apenas da produção de bandeirolas para o evento festivo, como também consiste em uma oficina que habilitará as participantes a tornarem-se artesãs profissionais.

Projeto possibilita ensinamentos e qualificação para as mulheres

“Elas estão muito empolgadas e não viam a hora de começar a confecção. São mulheres muito caprichosas e assim, como no ano passado, quando fizeram um lindo trabalho com toda a ornamentação da festa junina, esse ano elas também estão dando o melhor de si para com bandeirinhas”, comentou Leonor.

Para Keyla Mendes, de 27 anos, uma das participantes da confecção de bandeirolas para o São João Pantaneiro, é sempre um prazer contribuir de alguma forma nos eventos da cidade. “Fiquei muito feliz de ter sido chamada parar participar, porque é uma coisa que eu gosto de fazer. Pretendo depois desta oficina, confeccionar decorações e lembrancinhas para outros tipos de eventos,disse.

De acordo o Secretário Municipal de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara a participação das mulheres nas ornamentações dos eventos culturais é um modo de valorizar a mão de obra local e contribuir com o PAIF, “com isso, vislumbramos estar no caminho certo para a melhoria de qualidade de vida de nossos usuários e munícipes”, falou.

Quanto à data prevista para contemplação dos ornamentos no município, segundo a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Pereira Rodrigues, os trabalhos poderão ser conferidos a partir do dia 19 de junho.

“Nosso objetivo enquanto Fundação de Cultura é fomentar esses grupos de mulheres que tem habilidade em confeccionar ornamentações para que futuramente elas se consolidem a fim de prestar serviço à prefeitura nos apoiando em eventos culturais”, explicou a diretora-presidente.

Ainda conforme Wanessa, a oficina é um trabalho tanto social quanto cultural, pois capacita as mulheres a desenvolverem industrialmente decorações em larga escala, tanto para a prefeitura, como também em próprio benefício.

“Nós sempre oferecemos cursos destinados a elas em parceria com a Assistência Social com essa finalidade. É importante também para incentivar programas sociais de outras cidades a qualificar a mão de obra de sua região”, concluiu.

 

Por: Da Redação