Ladário

Programa de Formação Esportiva Escolar é inserido nas Escolas de Ladário

 

A Prefeitura de Ladário através da Secretaria de educação fez a sua adesão ao programa Atleta na Escola, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), com a intenção de difundir a prática esportiva entre os estudantes ladarenses, e assim identificar jovens talentos.

Lançado no início de maio pelos ministérios da Educação, Defesa e dos Esportes, o programa pretende democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva nas escolas e identificar e orientar jovens talentos escolares. O Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Em Ladário cinco escolas da rede municipal de ensino aderiram ao programa: Escola Pólo Farol do Norte, Escola Francisco Mendes Sampaio, Escola Marquês de Tamandaré, Pólo 17 de março e Escola João Baptista.

Tendo em vista a nossa realidade ao que diz respeito ao cenário esportivo, o programa de formação esportiva surge com o objetivo de desenvolver valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, além de intensificar a formação escolar dos participantes. Para isso, o Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições nas escolas. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa de Formação Esportiva Escolar é composto por duas ações: Jogos Escolares e Núcleo de Esporte Escolar. Os jogos escolares serão compostos por quatro fases consecutivas de competição: fase escolar, fase municipal- regional, fase estadual e fase nacional.

Cada fase será classificatória, os melhores atletas de cada Estado serão selecionados para a etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude que será realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no mês de setembro para estudantes de 12 a 14 anos e no mês de novembro para estudantes de 15 a 17 anos. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação