Ladário

Profissionais de Educação Física acompanham o 2º módulo do IEE em Ladário

om as atividades, crianças tiveram uma manhã de aprendizagem e muita brincadeira

 

om as atividades, crianças tiveram uma manhã de aprendizagem e muita brincadeira
Os 80 professores aplicaram as atividades de educação esportiva junto aos alunos

Os 80 professores de Educação Física da Reme, sendo 20 de Ladário e 60 de Corumbá, estão acompanhando desde ontem (04) o segundo módulo , do Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, que acontece em Ladário, sendo oferecido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), tendo como coordenadora a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, Ana Moser.

As orientações estão acontecendo na quadra de esporte da Escola Municipal Franscisco Mendes Sampaio, e conta com a realização da empresa mineradora Vale, em parceria com as prefeituras dos municípios pantaneiros, onde o foco é fortalecer na rede municipal, a prática do esporte, onde, através dessa qualificação possa ser finalizado com atividades voltadas para crianças e adolescentes, por meio de estratégias de ensino e didáticas diferenciadas da Educação Física, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas de ensino.

“Esse é o segundo módulo, onde estamos repassando cinco princípios tendo como eixo principal o Esporte Educacional e seus princípios dentro da Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia, bem como a discussão sobre o direito ao esporte. Nesse sentido vale apena observar de como potencializar a educação física, onde criamos a oportunidade de planejar e aplicar aos alunos, vendo as respostas dos mesmos, uma vez que, eles são os nosso público alvo”, disse o coordenador do Instituto Esporte & Educação (IEE) Caio Martins.

Durante toda a prática de exercícios, os alunos do 6º ano e do Programa Mais Educação, receberam todas as aulas, planejadas pelos educadores participantes. Entre eles também estiveram alunos com Necessidades Educacionais Especiais, onde até mesmo, as próprias crianças conseguiam entender, já que os coleguinhas explicavam através da língua de sinais, Libras.

Para o Douglas Cafaro, do 6 º ano da E.M Franscisco Mendes Sampaio, o dia foi diferente, onde ele aprendeu e pode observar como é que é feita todas as aulas que chegam até eles. “Foi um dia diferente, aproveitei ao máximo as brincadeiras. Mesclar com todos é o principal obstáculo a ser vencido, já que somos iguais e estamos aqui para aprender”, salientou.

“Este módulo serviu para aplicar os critério e estratégias desenvolvidos pelos professores, uma verdadeira readequação para o planejamento das aulas”, falou a assessora técnica pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora local da formação Célia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro.

O Programa

O programa, que teve início em abril, é dividido em cinco módulos presenciais com 16 horas de duração cada um. Durante os meses do projeto os professores e gestores instituirão rotinas planejadas com foco na educação para o esporte, proporcionando acesso a métodos e estratégias que permitam o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas.

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, por Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, e desde o início caracterizou-se por atuar em duas frentes, que são o atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e sócio-educativas e formação de professores e estagiários para desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O projeto foi financiado pela empresa Mineradora Vale, sendo Ladário e Corumbá, as primeiras no Mato Grosso do Sul, a receber a Formação Continuada de Professores da Rede Pública.

“Uma oportunidade de aprender ainda mais e agregar todos os nossos saberes, onde aplicaremos dentro da sala de aula, sem fugir do objetivo, que é enfatizar e reforçar a educação esportiva, através de aulas didáticas e brincadeiras desenvolvidas com as nossas crianças. Como profissional da área, é muito importante estar participando, afinal, aprender nunca é demais”, ressaltou a professora de Educação Física das Escolas Municipais Marques de Tamandaré e João Baptista, Lauri Elene de Jesus.

 

Por: Da Redação