Ladário

Durante 6º Semana do Meio Ambiente estudantes recebem palestras; concurso Ecovídeo acontece na sexta

Palestras nas escolas de Ladário levaram conhecimento e aprendizagem aos alunos

 

Palestras nas escolas de Ladário levaram conhecimento e aprendizagem aos alunos
Escolas Estaduais também participaram da 6º Semana do Meio Ambiente

Em comemoração a 6º Semana dedicada ao Meio Ambiente, data celebrada nesta quinta-feira, 05 de junho, Ladário preparou uma extensa programação durante cinco dias. Alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Ensino receberam palestras e orientações, como forma de tentar conscientizar e sensibilizar a coleta correta de resíduos sólidos, levando e envolvendo toda a comunidade sobre a importância de se manter limpo o local onde vivem.

Com o tema – Reciclagem (redução e reuso), o palestrante e biólogo do IBAMA, Fernando Ferrari, levantou a questão da reciclagem, comportamento e também consciência sobre os materiais descartados pela própria população em terrenos baldios e até mesmo nas ruas da cidade, com os alunos da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, localizada no bairro Nova Aliança.

“Uma boa hora, para falarmos de reciclagem, uma vez que, este ano entrará em vigor, a determinação, o qual os municípios terão que criar o aterro sanitário, até agosto. Educação ambiental não tem hora e nem lugar, porém, é necessário que desde cedo possamos ter a consciência de levantar esta causa, onde iremos de forma positiva, colaborar com o meio ambiente. Reciclagem as vezes, vira luxo em mãos de artistas e até mesmo são vistos como grandes obras. Portanto, valorizar e ter a consciência tem que ser reforçado”, disse o Biólogo Fernando Ferrari.

Durante a palestra, a aluna Lauriene Vicente dos Santos, do 9º ano, afirmou que descobriu novas oportunidades de contribuir com a preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem, onde materiais, que antes iriam para o lixo, agora serão “olhados” de forma diferente.

“Explicação mais do que o suficiente para colocarmos em prática e ajudarmos na preservação do nosso planeta. Aprendi coisas que nem passariam pelos meus pensamentos sobre os materiais recicláveis. Em casa, sempre faço o correto depositando cada qual em seu lugar. A educação vem de casa e a minha família, também faço valer essas regrinhas”, falou a estudante Lauriane.

Uma das apostas do município para este ano, dentro da programação, foi a preparação mesclada com a criatividade dos alunos das Escolas de Ladário, onde, cada instituição recebeu o convite para a criação e participação no Projeto Ecovídeo.

O projeto tem a proposta de contemplar o meio ambiente escolar e a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções, envolvendo-os, assim, funcionários, além de possíveis agentes sociais da comunidade que possam ajudar e pais dos alunos, através de uma simples pergunta, que traz como tema- “Como transformar sua escola e o seu entorno em um espaço sustentável”.

Ao todo, de acordo com a Bióloga e Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação do Meio Ambiente, Ligia Lopes Teixeira, cinco vídeos concorrem as premiações que vão desde um uma máquina digital, como também um aparelho de som e uma bicicleta, eu serão entregues na tarde desta sexta-feira, 06 de maio, no antigo Cine Ladário, a partir das 16h00.

“O projeto tem principal alvo, a busca de tornar a escola, um espaço verdadeiramente sustentável, como também é a nossa proposta com a semana do Meio Ambiente em nossa cidade”, indagou Lígia.

Além disso, no sábado (07), encerrando as atividades da 6º Semana do Meio Ambiente em Ladário, os moradores do bairro Boa Esperança (SEAC), irão receber uma ação que mobilizará toda a comunidade com o tema “Campanha contra o lixo”, que está em sua terceira edição e conta com a parceria da empresa Granel Química.

 

Por: Da Redação