Ladário

Prefeituras de Ladário e Corumbá discutem possibilidade de parceria com o Hospital Evangélico

Reunião realizada no Hospital Evangélico tratou sobre o funcionamento para atender as comunidades de Ladário e Corumbá (Foto: Divulgação)

 

Durante toda manhã do dia 24, aconteceu a reunião com os responsáveis pela saúde de Ladário e Corumbá, na sede do Hospital Evangélico, que fica na divisa entre os dois municípios. O principal objetivo foi analisar as propostas para a abertura de uma unidade de saúde no local. A reunião contou com a presença do prefeito e o vice-prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria e Sampaio Junior, dos secretários de Saúde de Corumbá e Ladário, Dinaci Ranzi e Cléber Colleone, dos secretários de governo de Corumbá e Ladário, Hélio de Lima e Cândido Gurguês Filho, dos vereadores de Corumbá e Ladário, João Martins e Daniel Brambilla e do pastor da Igreja Assembléia de Deus, João Martins.

Reunião realizada no Hospital Evangélico tratou sobre o funcionamento para atender as comunidades de Ladário e Corumbá (Foto: Divulgação)

Construída pelos evangélicos da Igreja Assembléia de Deus da região, o local já conta com um centro clínico formado por salas de odontologia, eletrocardiograma, raio-x e ultrassom. Para que tudo seja aproveitado pela população é preciso que se chegue a um acordo sobre o seu processo de funcionamento e outras burocracias, que foram discutidas durante a reunião.

“Nós não podemos deixar um prédio desses se deteriorar, então tudo o que for proposto para beneficiar a população com a saúde nesse local, nós estamos dispostos a sermos parceiros”, afirma o prefeito.

Foram debatidos diversos temas, entre eles: o funcionamento de uma clínica de reabilitação, a abertura de uma ESF (Estratégia de Saúde da Família), uma unidade mista de saúde, uma policlínica, a chegada do asfalto para a rua do hospital e imediações e o modo que seria feito essa parceria entre os municípios.

A possível parceria entre os municípios se desencontra no que diz respeito a leis que proíbem a locação do mesmo local para municípios diferentes, a falta de corpo clínico que atende os dois municípios, verbas não disponibilizadas para essas condições, entre outros pontos cruciais que impedem o funcionamento conjunto no local.

A intenção do pastor João Martins é de atender tanto a população de Ladário quanto a de Corumbá e para ele não é viável que a prefeitura de Ladário abra uma ESF no local. “Seria uma injustiça todas as pessoas dos bairros de Corumbá que trabalharam para levantar esse hospital não terem direito de usufruírem dele”, comenta ao se referir sobre a possível locação do imóvel para a abertura de um posto de saúde para Ladário.

De acordo com a secretaria de saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, a decisão tem que ser tomada pelos responsáveis pelo hospital, a possibilidade atual que ajudará os dois municípios é a abertura de uma clínica com os moldes do esquadrão da vida que atende dependentes químicos. “Seria uma entidade comandada pela Igreja e tanto Ladário quanto Corumbá poderiam entrar com a contra partida, definir um valor e estabelecer o convênio com a instituição, não tem como financiar 100%, mas essa parceria é possível”, afirma ao ser questionada sobre quais seriam as possibilidades de funcionamento do local em uma ação conjunta entre as cidades.

A reunião serviu para que todos pudessem saber quais as possibilidades reais de funcionamento. O assunto será tratado novamente após reunião com o conselho da Igreja Assembléia de Deus e com o Prefeito Paulo Duarte, para que se possam chegar a um acordo. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação