Prefeito José Antonio recebe jovens que representarão Ladário durante Conferência em Campo Grande
O Prefeito José Antonio Assad e Faria recebeu em seu gabinete, os adolescentes Nivaldo Neto, Lara Keythy e Camila Alves, que foram escolhidos para representar a juventude do município de Ladário através da Secretaria de Assistência Social, na Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento ao Combate a Exploração Sexual. O encontro acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, na cidade de Campo Grande.
Os três adolescentes foram selecionados entre 12 alunos das Escolas de Ladário, onde por fim foram escolhidos para representar o município. A jovem, Lara Keythy, de 12 anos, da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, está entusiasmada e vê na viagem uma grande oportunidade de aprendizado.
“Há muitas crianças que sofrem contra esse mal, estão com os sonhos e o sorriso ofuscados pela maldade e violência de hoje em dia. E muitas delas, que são vitimadas, tem muito medo de denunciar. Nós vamos lutar mesmo para combater a exploração e o abuso sexual de alguma forma e tentaremos tirar o medo delas de denunciar, ensiná-las a ter mais confiança e mostrar que elas podem se defender”, afirmou a jovem.
Já Camila Alves, de 17 anos, juntamente de Nivaldo Neto, de 18 anos foram indicados pela Escola Leme do Prado. Ambos estão muito empolgados e pretendem absorver o máximo de informação possível.
“Essa questão da exploração sexual na cidade causa muitas interrogações na vida das pessoas, de como combater, saber lhe dar com essas situações, entre outros desafios. E nós como estudantes, estamos no dia a dia convivendo junto, então temos noção da realidade dos adolescentes e jovens e queremos passar para eles o como se prevenir contra isso e ajudar aos outros a se prevenirem também”, explicou Camila.
“Nós sabemos nos comunicar melhor pois temos a mesma linguagem que os adolescentes. É diferente quando um adulto explica sobre determinado tema para um jovem, e quando um jovem explica esse mesmo tema para outro jovem. A gente se entende!”, completou Nivaldo.
Na ocasião o prefeito destacou a importância da ação através dos jovens que auxiliarão a prefeitura e as secretarias na elaboração de planos sociais. “É uma grande oportunidade, tanto para nós enquanto poder público, quanto para vocês jovens que poderão buscar essa manifestação. Muitas pessoas estudadas, especializadas, fazem projetos e programas para combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, mas essa Ação possui um diferencial, pois está se partindo de outra perspectiva, do olhar de quem está dentro do problema”, indagou.
A viagem
A viagem tem o intuito de garantir a participação efetiva dos adolescentes na conferência além de capacitar os jovens participantes a trazer os assuntos respaldados e expor toda a experiência numa mesa redonda de modo a discutir o tema alusivo ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) com outros doze jovens e a área governamental de Ladário, bem como construir uma política de atendimento que vise combater o abuso e exploração sexual do município.
Segundo o Secretário Municipal da Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara, a viagem faz parte do projeto ” Protagonismo juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração Sexual” já proposto pela Assistência Social através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), em que as próprias crianças, adolescentes e jovens serão os protagonistas da manifestação referente à data 18 de maio.
” Ladário é a única cidade no estado que terá três representantes para o comitê do plano de enfrentamento ao combate da exploração sexual. Eles abriram exceção para nós por causa do nosso projeto que acontecerá no dia 27 de junho”, informou Alexandre.
Ainda conforme o Secretário, o objetivo da Assistência é proporcionar conhecimento aos adolescentes indicados para a viagem de maneira a torná-los parte da liderança juvenil do projeto para mobilizar e sensibilizar outros jovens do município sobre o tema.
“Os adolescentes já foram muito bem instruídos para participar e serão acompanhados pela Assistente Social Renata Ribeiro, a Coordenadora de Proteção Básica Sara Regina Santos de Almeida, e também por mim, pois enquanto gestor pretendo trazer esse plano para Ladário”, concluiu Ohara.
Participaram da reunião, que aconteceu na última terça-feira (24), a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Arizone Dy Andrade Salles e a Coordenadora de Proteção Básica Sara Regina Santos de Almeida.
Por: Da Redação