Ladário

Prefeito José Antonio participa de mobilização contra o Aedes aegypti

 

O chefe do executivo ladarense, José Antonio Assad e Faria, participou no último sábado, 13 de fevereiro do Dia Nacional de Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, em Ladário. Mais de 600 pessoas, entre militares da Marinha do Brasil, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhadores da administração municipal, parceiros da sociedade civil organizada e voluntários de empresas privadas da região participaram da atividade no município.

A mobilização começou em frente ao Pórtico da Marinha do Brasil. Na abertura, o prefeito falou sobre a importância da participação da população ladarense no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e da zika.

“Hoje é um dia especial de somar forças na luta contra o Aedes Aegypti, mas esta luta não acaba hoje. Cada um deve continuar fazendo a sua parte, para que juntos a gente consiga vencer o mosquito”, afirmou José Antonio.

Para a dona de casa, Adelaine Ancio da Cunha, a união de forças é essencial para o combate ao vetor, “a minha casa está aberta para quem quiser entrar, eu cuido todos os dias para nenhuma doença entrar aqui. Eu moro sozinha, sou idosa e tenho que tomar inúmeros cuidados. Mas a minha maior preocupação é com o quintal vizinho que está fechado e o mato só cresce, então essa iniciativa de visitação e também de punição para quem não faz sua parte é muito importante”, enfatizou.

O prefeito acompanhou agentes, voluntários e sua equipe de governo em visitas às residências da região central, nos comércios e na feira livre.

A feirante, Eva Ledesma, comemorou a ideia da força tarefa e se comprometeu a participar e também transmitir a informação a seus vizinhos, “Nós temos que fazer a nossa parte e os nossos vizinhos também, por isso, eu e meu marido temos muito cuidado tanto em casa como aqui na nossa barraca. Se eu mostrar que estou fazendo a minha parte, incentivo a outra pessoa a fazer a dela também”.

Para o comerciante, José Bonifácio, a visita do prefeito nos estabelecimentos mostra o comprometimento da administração na luta contra o mosquito, “é muito importante ver o tamanho dessa mobilização, nós daqui estamos fazendo a nossa parte e hoje o prefeito nos trouxe panfletos que com certeza, entregaremos e dessa forma faremos parte desta campanha que tem tudo para dar certo”.

O senhor Luis Herrera que estava andando pela feira livre parou o prefeito e o elogiou pela iniciativa, “o senhor está de parabéns por estar aqui hoje fazendo essa campanha pela vida da sua população, pois esse mosquito mata e todos nós precisamos ter consciência disso”, enfatizou o ladarense.

Mobilização

A mobilização também conta com o apoio das Forças Armadas. Ao todo, 220 mil militares (160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea) começaram a atuar no mês de fevereiro no combate ao mosquito. A ação conta com quatro fases de execução, sendo o Dia D a segunda etapa do trabalho. A terceira etapa está prevista dos dias 15 a 18 de fevereiro e tem como objetivo a visita domiciliar e o acompanhamento dos agentes de saúde para a inspeção dos focos de proliferação. E a última das etapas acontecerá de 15 a 19 de fevereiro e contará com a ida de efetivos militares as escolas de Ladário para reforçar a conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Notificações

Em Ladário durante todo o ano de 2015 foram registrados 168 notificações, sendo 07 casos confirmados. Já em 2016 foram notificados 33 casos, sem nenhuma confirmação até o momento. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação