O contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, assumiu na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, o comando do 6º Distrito Naval em Ladário, cargo este ocupado pelo então contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que ficou no posto durante dois anos, e agora segue para Brasília. A solenidade ocorreu em frente ao prédio do comando da instituição e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, almirante-de-esquadra Elis Treidler Öberg e contou com a presença dos Prefeitos de Ladário José Antonio Assad e Faria e de Corumbá Paulo Duarte, bem como autoridades civis, militares e do judiciário da região do Pantanal.
De acordo com o chefe do Executivo ladarense, o oficial Edervaldo Texeira de Abreu Filho, realizou trabalhos importantes que refletiram de forma positiva para a população. Além disso, ele, junto com a sua equipe, ajudou a traçar importantes projetos que devem impulsionar o desenvolvimento desta região.
“Acima de tudo é um amigo, não apenas do prefeito, como também de todos os moradores de Ladário, que está de partida. Junto com a nossa administração foi parceiro em trabalhos bastante árduos. A Marinha tem um potencial gigantesco do ponto de vista histórico, da cultura, da formação de nosso povo, além da importância econômica. Um potencial não apenas mantendo a segurança, como também ressaltando as atividades cívico-social, onde quem ganha é o povo. Um dos seus grandes trabalhos foi na educação, onde ele sempre prezou e priorizou, salientando que para se ter cidadãos de bem é necessário uma boa educação. Estamos encerrando um ciclo de comando e começando outro. Esperamos manter esse estreitamento das relações e com isso ganham as instituições públicas e privadas e também os moradores. Que o novo comandante seja feliz e estamos a disposição sempre”, disse José Anotonio.
O Prefeito de Corumbá Paulo Duarte, afirmou sobre a importância de se manter um bom relacionamento, pois assim, quem ganha é a população. “Eu tive a oportunidade de conhecer o novo comandante a uma semana e pude sentir que ele tem a mesma determinação, a mesma vontade, a mesma garra do Edervaldo. Isso é importante para a nossa região, pois reflete diretamente na vida de cada morador. Todo bom trabalho é bem vindo sempre”, argumentou.
Bastante emocionado, o contra-almirante Edervaldo Texeira de Abreu Filho, afirmou que aqui foi muito feliz, e que a sensação é de dever cumprido, se referindo aos trabalhos realizados durante seu comando nesses dois anos frente ao cargo, quando então, ele pediu para permanecer no 6º Distrito Naval.
“Eram apenas doze meses, porém, decidi ficar mais um ano. Percebi a necessidade de fazer muito mais do que esse período determinava. Fui feliz nesta cidade, não penas eu, como toda a minha família que foi bem recebida. Guardo não apenas as lembranças de um trabalho, como o carinho deste povo acolhedor e rico nas suas tradições culturais e religiosas. Não há como destacar apenas uma missão, pois nossa missão geral é defender a Pátria e nossa soberania. Nós não trabalhamos apenas pela Marinha, mas sim, pelas cidades que também nos abraçam. Tantas ações, que dentre elas, destaco a educação, possibilitando junto ao município, uma educação de qualidade, com um lugar extremamente cômodo para as crianças que são o nosso futuro. O Força no Esporte, deverá ter continuidade, agora com o alcance de atendimento de 300 crianças. Daqui, além de amigos verdadeiros, levo o sorriso de um povo acolhedor e sinceramente, de um povo honesto. Aqui passei os melhores anos de minha vida”, falou o comandante Edervaldo.
Já o novo contra-almirante e comandante do 6º Distrito Naval Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar é natural do Rio de Janeiro e disse estar a disposição para atuar não apenas na segurança como também nos trabalhos que serão realizados, possibilitando o desenvolvimento das duas cidades, onde um de seus primeiros compromissos é a entrega da pintura do Centro de Educação Municipal Infantil Neusa Assad de Malta.
“São parcerias que deverão ter continuidade. Aqui desenvolveremos funções essenciais, como a segurança das riquezas naturais existentes. Estou à disposição para o alcance de diversas ações conjuntas, com os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como órgãos eclesiásticos e o setor empresarial. Não iremos trabalhar apenas no comando do 6º Distrito Naval, mas também colaborar com diversas atividades, traçando o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou o novo comandante.
Por: Da Redação