Ladário

Ladário combate casos de raiva animal no município

Até agora, mais duas ocorrências, com resultados positivos, foram registradas na Pérola do Pantanal (Foto: Divulgação)

 

Até agora, mais duas ocorrências, com resultados positivos, foram registradas na Pérola do Pantanal (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ladário, está agindo para combater o aparecimento dos casos de raiva animal na cidade. Até agora, mais duas ocorrências, com resultados positivos, foram registradas na Pérola do Pantanal. Um animal em observação não positivou a doença. Ao todo, já são três casos de animais que foram encontrados no Conjunto SEAC e nos Bairros Nova Aliança e Santo Antonio.

Segundo o secretário de Saúde, Cleber Colleone, medidas já foram tomadas para a prevenir a disseminação da doença com equipes nas ruas realizando ação de bloqueio, que deverá percorrer todos os bairros da cidade. “Iniciamos a ação de vacinação dos animais no dia 08 de abril. A nossa equipe irá percorrer todos os bairros, porém, mais uma vez, é importante que para nos ajudar na campanha, os proprietários de cães e gatos os mantenham em suas residências, fiquem atentos ao calendário de vacinas e que também facilite o acesso dos agentes de endemias que estão visitando todas as casas do município, acompanhados de um veterinário”, disse Cleber.

A meta é vacinar cerca de 3,5 mil animais. Nos dois primeiros dias de campanha, já foram imunizados 936 cães e 135 gatos. Porém aquelas famílias que não estiverem na residência durante a passagem da equipe de imunização, devem procurar o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), localizado na rua Emília Alves, Bairro Alta Floresta I.

O que é a raiva

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. Na natureza, o morcego hematófago – que se alimenta de sangue – é um dos mais importantes transmissores da raiva para outras espécies animais e para o homem.

Os principais sinais clínicos da raiva são: mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. Ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando.

Os sinais clínicos nos humanos são bem parecidos com os que ocorrem em animais. A raiva é uma doença incurável, portanto, deve haver um controle rigoroso da vacinação dos animais domésticos e do campo. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

 

Por: Montero Netto