A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou nesta quarta-feira (22) o resultado da Operação Carnaval. Como a pesca está aberta na modalidade pesque-solte na calha do rio Paraguai, o Comando da PMA reforçou o policiamento em Corumbá, Ladário e Porto Murtinho. As outras cidades com tradição carnavalesca, que receberam maior número de turistas, tais como Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana e Miranda também tiveram reforço de efetivo de Campo Grande e de outras unidades das cidades que não receberam muitos turistas durante o período.
Os números indicam que a Operação Carnaval de 2012, registraram o maior número de autuações dos últimos seis anos. De acordo com o balanço da Polícia Militar Ambiental, em 2010 foram autuadas 22 pessoas, em 2011 o número caiu para 10 e neste ano, 33 pessoas foram autuadas. Vinte e três pessoas foram presas em flagrante, sendo 20 por pesca predatória, uma por transporte ilegal de iscas vivas e uma por porte ilegal de armas além da prisão de um homem que caçava jacarés. Os valores de multas aplicados somam R$ 82.700,00.
Foram fechados um pesqueiro, uma serraria, e uma carvoaria e um caminhão de madeira foi apreendido. O levantamento aponta ainda a autuação de dois homens que utilizavam ilegalmente motosserras, dois presos por transportar aves ilegalmente e um homem por deposição irregular de embalagens de agrotóxicos. Os registros mostram ainda a apreensão de três armas e munições bem como 330 kg de maconha durante as fiscalizações realizadas pela PMA.