Ladário

Após 35 anos, irreverência do Bloco das Piranhas volta à avenida em Ladário

 

Com o tema “aqui até a natureza cai no samba”, o Carnaval 2012 teve a marca do resgate da história carnavalesca e cultural de Ladário, desde o Baile do Carnaval dos Velhos Tempos na SSCH, a Exposição de Fotos de Carnavais Antigos no ex-Cine Ladário e o lançamento do Cordão Carnavalesco Chuva de Prata. Nesta terça-feira de Carnaval, mais um passo foi dado rumo ao resgate das tradições em busca de um modelo alternativo para consolidar Ladário como destino turístico na região do Pantanal. Após 35 anos de inatividade, voltou a sair no asfalto da avenida 14 de Março o Bloco das Piranhas.

Carnavalescos natos como os irmãos Chico e Assis da Cruz Viana, ex-jogadores do Ladário Atlético Clube (LAC) e o incansável João de Brito, presidente do Bloco Os Peladeiros, levaram adiante a proposta de reunir amigos em uma residência no Centro para um cozido com cervejinha, um bate-papo, para lá pelo fim da tarde sair cantando e dançando pela avenida. Era assim que o bloco brincava o Carnaval há 35 anos, quando a concentração ficava na casa de Chico e Assis na rua Tamandaré. Inesperadamente parou de sair nos anos 70, assim como outros famosos blocos de sujo como Os Desligados e Bloco do Saco caíram no esquecimento. “Como antigamente, o Bloco das Piranhas sai durante o dia, debaixo de sol, pra todo mundo ver as beldades”, brincou Assis da Cruz Viana, que também é presidente da Associação dos Militares da Reserva da Marinha de Ladário (AMRM).

João de Brito chegou a propor que se fizesse um concurso para a escolha da “mais bela piranha” do bloco, mas logo foi demovido da idéia pelos amigos, que consideraram a escolha extremamente difícil, dada à qualidade das participantes. “No Carnaval, passamos por uma mutação genética, mas na quarta-feira tudo volta ao normal”, brincou Chico Viana. “Tudo é Carnaval, tudo é brincadeira”, afirmou João Brito. “Era assim que a gente brincava o Carnaval”, acrescentou Osmar Miranda, o Mazinho. Com irreverência, criatividade e bom humor, O Bloco das Piranhas voltou para ficar e contou com apoio da Prefeitura, que providenciou um carro de som para acompanhar o desfile pelo Centro. (Nelson Urt/Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Clique AQUI e confira a Galeria de Fotos do Bloco da Piranhas no site Pérola News.

 

Por: Da Redação