Ladário

Padroeira: inscrições para a Corrida Rústica e Procissão Fluvial podem ser feitas até sábado em Ladário

 

Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Remédios (Foto: Arquivo)
A corrida terá o percurso de 5 km (Foto: Divulgação)

Os interessados em participar da primeira edição da Corrida Rústica “Volta pela cidade de Ladário”, podem fazer as inscrições até o 12h00, do sábado, 18 de outubro, dia no qual acontece o evento, que faz parte das comemorações alusivas a Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da cidade, assim como a Procissão Fluvial.

A corrida terá o percurso de 5 km, passando pelas principais ruas do município, que nesta época do ano, recebe milhares de devotos que chegam a região, demonstrando toda a sua adoração e fé à protetora dos ladarenses, transformando a cidade na capital da fé.

Para realizar as inscrições, que estão sendo realizadas no Coreto, localizado na Avenida 14 de Março, os participantes devem estar munidos dos documentos pessoais como RG e CPF, bem como 1 kg de alimento não perecível (menos sal e trigo).

“Durante a programação em que homenageamos a nossa Mãe, sempre fazemos diversas atividades, e este ano, resolvemos colocar a corrida de rua, como esporte, incentivando ainda mais a população com a pratica desta modalidade, bem como promovendo a integração entre todos”, explicou o coordenador da Paroquia de Nossa Senhora dos Remédios Nivaldo Paes Rodrigues.

Ainda conforme ele, para o ano que vem, outra modalidade deverá compor a programação, “estamos querendo colocar a canoagem como esporte, para homenagear a nossa padroeira. Um esporte comum e que encanta muitos turistas”, revelou.

Os três primeiros lugares receberão troféus e medalhas. As inscrições devem ser feitas das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h30.

Procissão Fluvial

Conforme o coordenador Nivaldo, ainda há vagas para aquelas pessoas interessadas em participar da tradicional Procissão Fluvial, com a imagem Peregrina de Nossa Senhora dos Remédios, que acontecerá no sábado (18), às 09h30.

O passaporte deve ser retirado no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na rua Cunha Couto, de 09h às 11h e de 15h às 18h. Pelo oitavo ano consecutivo no município, a Procissão Fluvial com a imagem milagrosa se tornou tradição durante as comemorações da Festa da Padroeira. É um momento onde os fiéis revivem a chegada da imagem da Santa em Ladário, no ano de 1895, através do Capitão-Tenente José Raymundo de Souza Lobo.

A Procissão Fluvial terá início no Porto de Corumbá, com saída às 09h30. As embarcações farão o trajeto pelo rio Paraguai até chegar ao Porto de Ladário. Em seguida, a caminhada com a imagem seguirá até o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde o Padre fará a missa e dará sua bênção final.

Os devotos ladarenses terão ônibus disponível para o percurso Ladário-Corumbá, com saída às 08h, em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Os devotos corumbaenses terão a mesma disponibilidade de ônibus, sendo assim, ao final da celebração, o retorno para a cidade vizinha está garantido.

 

Por: Da Redação