A maioria dos ônibus escolares que prestam serviços para os municípios de Corumbá e Ladário foi reprovada em vistorias do Detran nesta semana. Entre os problemas encontrados, estão documentos irregulares e falta de itens de segurança para os passageiros, no caso os alunos.
Em um dos ônibus de transporte de alunos da rede pública, o selo de vistoria é do ano passado e deveria ter sido renovado em março deste ano. Os cintos de segurança, itens obrigatórios, foram adaptados e nem todos estão nas condições ideais. O diretor do Detran em Ladário, Edson Salles Filho, explicou que esses e outros problemas foram apontados pelos técnicos.
“Documentações, os veículos estão com placas de outro estado, o que não é permitido, não possuem estepe, tacógrafo e as sinalizações estão precárias.”
As vistorias obrigatórias são feitas nos veículos duas vezes por ano. Na última, 11 dos 14 veículos de uma empresa que presta serviços de transporte escolar à prefeitura de Corumbá foram reprovados.
Em Ladário, quatro dos seis veículos da mesma empresa, que também presta serviços para a prefeitura da cidade de Corumbá, não passaram na análise.
Uma das exigências para os veículos que fazem o transporte escolar é que eles sejam documentados com placas do município para o qual prestam serviço. De acordo com a empresa vistoriada, a maioria dos veículos está com a documentação atualizada. Porém, muitos dos ônibus escolares de Corumbá e Ladário foram flagrados ainda com placas de outras cidades. O Ministério Público Estadual (MPE) constantemente acompanha a situação dos veículos.
Agora, as prefeituras e as prestadoras de serviço terão 15 dias para regularizar a situação dos ônibus. Enquanto isso, os veículos que foram reprovados na vistoria não poderão transportar os alunos. Somente daqui a duas semanas, os técnicos do Detran devem voltar a Corumbá e Ladário para uma nova perícia.
A promotora Lívia Carla Bobadilha Garcia informou que caso os problemas não sejam sanados até lá, ela não descarta a possibilidade de determinar a paralisação do transporte escolar. “Não vindo essa resposta em 15 dias, a regularização de documentação e de veículo, nós vamos ingressar com ação judicial para suspensão do transporte.”
Em Corumbá, a empresa contratada no inicio do ano para fazer o transporte escolar desistiu de continuar o serviço. Por isso, no mês passado, uma licitação foi aberta em caráter de emergência para contratar a empresa atual, que teria adquirido ônibus para conseguir prestar o serviço. O mesmo aconteceu em Ladário, onde, desde março, a mesma empresa responde pelo transporte dos alunos.
O MPE abriu um procedimento para investigar a licitação e contrato com a empresa.
Confira o vídeo
Respostas
Os ônibus pertencentes ao município de Corumbá passaram na vistoria do Detran e o setor responsável pelo transporte escolar informou que só vai se pronunciar quando terminar o prazo para regularização.
A prefeitura de Ladário informou que os dois ônibus do município não apresentaram nenhum problema na vistoria e que já foi feito um pedido para que a empresa resolva os problemas. Já a empresa contratada pelas duas prefeituras informou que as irregularidades estão sendo resolvidas. O dono dos ônibus disse que providenciou a compra de estepes e chaves de roda, que estariam faltando. A sinalização dos veículos também será renovada. (Informações da Da TV Morena)
Por: Da Redação