Ladário

Oficina de Animação possibilita a arte do cinema para a população ladarense

Alunos aprendem o processo de criação, planejamento e produção de um curta de animação

 

Alunos aprendem o processo de criação, planejamento e produção de um curta de animação

Desde segunda-feira (07) os alunos da Oficina de Animação, que acontece no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, se dedicam para aprender um pouco da história da Animação, assim, como a criação de um curta-metragem. Até o final desta semana, eles deverão estruturar um curta-metragem com alguns quesitos tradicionais de Ladário e Corumbá, onde será exibido durante a apresentação do Cine-Sesi em Ladário.

As aulas são ministradas pelas professoras Nara Normande e Renata Claus. Para que os alunos soltem a imaginação, elas propuseram uma dinâmica de interpretação de imagens. Cada um dá a sua opinião do sentido físico, literal e sentimental da imagem projetada à frente. Todas as técnicas são repassadas passo a passo, aos alunos que atentamente, conseguem acompanhar as professoras.

“A essência da animação está na arte de simular o movimento, de simular a vida. A animação veio antes do cinema. O que nos chama a atenção é a dedicação dos alunos que resolveram embarcar nas histórias soltando a imaginação. O trabalho final poderá ser visto nas 16 cidades que foram contempladas com o projeto Cine Sesi, que tem o papel de levar o cinema para as cidades”, explicou a professora Nara.

Instrumentos como taumatroscópio, fenastitoscópio, zootrópio e praxinoscópio foram apresentados aos alunos, para que eles tivessem a noção de como surgiram os primeiros meios de animação, até dar origem às projeções.

Os alunos fizeram uma simulação do que irão desenvolver até o final da oficina. Coordenados pelas professoras, mais de 30 fotos foram tiradas para produzir um efeito de animação com duração de aproximadamente 20 segundos.

Para o aluno Eumar Pereira (65) as novas técnicas de aprendizagem, vem a somar com o seu trabalho desenvolvido na região. “Sou artista plástico e desde cedo trabalho com pinturas em telas e também desenhos. Participar de um curso como esse, é muito importante, com as novas técnicas, vou procurar aprimorar meu trabalho e também acrescentar tudo o que está sendo aprendido”, falou.

Já o jovem Arthur Araujo (18) a oficina de animação é um sonho realizado, sendo que desde criança foi interessado pelos trabalhos direcionados ao cinema e também na televisão. “Curiosidade que estou matando agora. Tenho interesse por essa profissão, sempre quis aprender e juntar o útil ao agradável, não tem nada melhor. Estou aprendendo e muito, agora é buscar me profissionalizar”, disse.

O evento é organizado pelo Cinse Sisi, através da prefeitura de Ladário, por meio da Fundação de Cultura. O objetivo do projeto é ensinar aos inscritos todo o processo de criação, planejamento e produção de um curta de animação, com aproximadamente dois minutos de duração.

A primeira Animação surgiu na Inglaterra, em 1824, pela teoria criada por Peter Mark Roget, tendo como base o fato de que a retina tem capacidade de reter a imagem por cerca de 1/20 a 1/5 segundos após seu desaparecimento do campo de visão. Porém, a primeira projeção de animação só aconteceu em 1877, por uma obra de Émile Reynaud, na França.

 

Por: Da Redação