Ladário

Na feira livre, Saúde de Ladário realiza ação de prevenção contra dengue e chikungunya

Educação em Saúde foi tema no Dia "D" da Campanha contra dengue e chikungunya

 

Educação em Saúde foi tema no Dia "D" da Campanha contra dengue e chikungunya

Com a proposta de levar orientações de prevenção, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, realizou sábado (07) uma ação de combate a dengue e à febre chikungunya na feira livre da cidade. O trabalho faz parte do calendário proposto pelo Ministério da Saúde, que proporcionou em todo o Brasil o dia “D” de combate contra as duas doenças.

A ação foi desenvolvida pelos Agentes de Endemias e Saúde e contou com apoio dos Rondonistas. A cada abordagem, as orientações eram repassadas passo a passo e atentamente a população conseguia absorver as informações.

Uma das primeiras pessoas a serem paradas pela equipe, que estava vestida caracterizada, com roupas coloridas para chamar a atenção de todos, foi a moradora da região central Maria Rocha, que afirmou fazer a sua parte e também cobrar de seus vizinhos.

“Moro no Centro e o nosso maior problema são aqueles terrenos baldios, onde a população ainda insiste em fazer de deposito de lixo, gerando assim, criadouros para o mosquito. Na minha residência faço a minha parte e também cobro de todos, afinal, juntos podemos vencer essa batalha, ainda mais com essa nova doença, que nos deixa quase um ano com os sintomas. Ações como essas são muito importantes”, falou Maria.

Já o secretário de saúde Cleber Colleone, disse que Ladário, até o momento não houve nenhum caso confirmado das doenças, e que apenas ocorreram três notificações, de dengue, e esses números representam os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano passado.

“Mesmo não apresentando risco, o nosso dever é continuar essa luta de prevenção contra o mosquito Ades aegypti. As nossas forças aumentam ainda mais com a participação dos universitários do Projeto Rondon, que estão já há mais de duas semanas realizando trabalhos em Ladário. O mosquito é doméstico e é necessário a ajuda de todos”, enfatizou o secretário.

Só em 2014, de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, houve queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença.

Ladário conseguiu seguir a meta, já que só no ano passado foram registrados ao todo, 129 notificações com 12 casos confirmados. Os números são reflexos das ações desenvolvidas em todos os bairros, juntamente com o apoio dos militares da Marinha do Brasil e Exército.

 

Por: Da Redação