Ladário

Na abertura do FAS prefeito destaca evento como forma de integração entre os países participantes

Prefeito durante abertura do FAS na cidade de Corumbá

 

Prefeito durante abertura do FAS na cidade de Corumbá

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da diretora-presidente, da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, participou na noite de quarta-feira, 30 de abril, da abertura da 11° edição do Festival América do Sul, na cidade de Corumbá. O evento contou com a presença do governador do estado André Puccinellie o do prefeito de Corumbá Paulo Duarte.

“Mais uma edição do FAS, evento que tem o intuito de reunir incentivar cada vez mais a cultura dos povos da América do Sul. O mais importante do evento é reconhecer os artistas da terra e incentivar a arte e cultura, além de promover a integração entre os países participantes”, falou o chefe do executivo ladarense.

Com o tema “Sinta a arte, viva a Cultura”, o Festival América do Sul traz para o palco das Américas, artistas renomados como Erasmo Carlos, Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Maria Gadu e Afroreggae. Já as atrações internacionais, serão comandadas pelos artistas Ana Prada (Uruguai) Los Masis (Bolívia), Dante Ledesma (Argentina), e Lizandro Aristimuño (Argentina), além da dança, teatro, literatura, cinema, exposições de artes plásticas, artesanato, palestras e atividades paralelas.

Além disso, durante a cerimônia de abertura, os homenageados, o compositor, instrumentista e intérprete da melhor música de viola do país, conhecido nacionalmente como compositor sul-mato-grossense e defensor da cultura regional Aurélio Miranda, o Historiador e importante poeta argentino, Horácio Ferrer e o escritor corumbaense Lobivar Barros de Matos (em memória) receberam um certificado pelo reconhecimento de seus trabalhos de forma cultural no Estado e também a nível nacional e internacional.

De acordo com o governador do estado, o festival América do Sul consolidou-se como um dos eventos mais importantes do Estado e também da América Latina. “Além de reunir artistas locais, nacionais e internacionais, ajuda a divulgar as duas cidades de Ladário e Corumbá. É um evento que já faz parte do calendário turístico da região do Pantanal e com certeza, deverá ter continuidade, pois é um evento do povo pantaneiro”, destacou.

Show de abertura

O público pode acompanhar, logo após a cerimônia de abertura da décima primeira edição do Festival América do Sul, os shows de artistas, como Karina Marques, do grupo boliviano Los Masis e encerrando a primeira noite, o cantor Erasmo Carlos, que agitou o público com músicas de seu repertório que fizeram sucesso durante a Jovem Guarda.

Artista ladarense

Sebastião de Souza Brandão, mais conhecido como “Seu” Sebastião, cururueiro e mestre artesão, também marcara presença no Festival América do Sul. O artesão ministrará um workshop sobre o modo de fazer a Viola de Cocho, do acabamento à montagem.

O artista realiza em sua casa, no município de Ladário, através do Microprojetos Pantanal, por meio da Funarte, jovens com idade entre 18 e 29 anos, a maneira correta de confeccionar a Viola de Cocho por meio dos saberes tradicionais, possibilitando, às gerações presentes e futuras a preservarem o que tem de mais precioso: a memória de um povo. O projeto tem o apoio da Fundação de Cultura de Ladário.

 

Por: Da Redação