Ladário

Município de Ladário e Marinha realizam inspeção médica para alunos do Semear

Pai e filhos atentos as recomendações médicas

 

Pai e filhos atentos as recomendações médicas

Uma parceria entre a Marinha do Brasil e o Município de Ladário, através da Secretaria de Educação, realizou a inspeção médica em crianças e adolescentes, entre 06 a 16 anos, que integram a Oficina de Natação, desenvolvida pelo Projeto Semear, dentro do município de Ladário.

Conforme a coordenadora do Semear, Laura Daniele Segovia Lopes, todos os anos os alunos passam por essa avaliação médica, que indica as limitações de cada um deles, na pratica das oficinas, como a natação. “Através dos atestados médicos, é que poderemos saber se eles estão aptos a prática de algumas oficinas. Na natação, fazer esses exames antes de entrar na água é fundamental. A segurança de nossos alunos é prioridade”, disse Laura.

A 2° Tenente RM2-MD Caroline Mariana Sapucci, médica a qual realizou as avaliações, o momento é de muita atenção para que haja a participação dos alunos sem gerar algum problema de imediato durante a realização da prática de exercícios.

“Antes de examiná-los, foi feita uma avaliação sobre o histórico médico de cada aluno, junto aos seus pais ou responsáveis. Logo em seguida foi realizado exame para detectar problemas pulmonares e até mesmo cardíacos, assim, como respiratórios. Lembrando, que essas recomendações devem ser seguidas a risca, antes de começar qualquer tipo de exercício físico. Sempre é bom ter um acompanhamento de um profissional da saúde”, explicou a médica da Marinha do Brasil.

Seguindo todas as recomendações medicas, Luiz Carlos Nascimento, pai dos pequenos Maria de Lourdes dos Santos (09) e João dos Santos (10), não mediu esforços e trouxe os seus filhos, durante a avaliação, perguntas foram feitas, para que os pequenos pudessem participar pelo segundo ano consecutivo do Projeto Semear.

“Isso o que está sendo feito é muito importante. Mantém a saúde de meus filhos em dia e também não gera preocupação, quando eles estão participando das atividades desenvolvidas pelo projeto, que afinal, tem um intuito excelente dentro de Ladário. Desde que meus filhos ingressaram, o comportamento mudou, mais responsabilidade e foco nos estudos”, informou Luiz.

Projeto Semear

O projeto que é desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Educação de Ladário, proporciona aulas de dança, música, xadrez e natação, e atende hoje, cerca de 1300 crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos, que estejam devidamente matriculadas nas escolas de Ladário. São oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares. Além das oficinas, os alunos recebem o acompanhamento escolar, onde a proposta é reforçar cada vez mais o ensino as crianças e adolescentes no mais completo núcleo de complementação e incentivo educacional e cultural existente no município.

 

Por: Da Redação