Ladário

Ladário receberá 04 médicos através do programa Mais Médicos até o final desta semana

Médicos chegam até o final desta semana em Ladário

 

Médicos chegam até o final desta semana em Ladário
ESF Erico Vale será uma das unidades contempladas com Mais Médicos

O município de Ladário, receberá até o final desta semana quatro médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, sendo dois cubanos e dois venezuelanos. Além disso, um médico brasileiro também foi destinado ao município através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

A lista com os nomes dos médicos que atenderão a região da Pérola do Pantanal, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e faz parte do terceira etapa do 3° Ciclo de médicos selecionados através do programa que é desenvolvido através de parceria firmada entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde que fica responsável pelo pagamento do salário do profissional e o município que dará auxilio à moradia e alimentação.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, com os profissionais atuando nos ESFs (Estratégias de Saúde da Família) os atendimentos médicos, destinados à população, irão melhorar ainda mais. “A saúde em nosso município tem sido uma das prioridades de nossa administração, realizamos uma série de investimentos e melhorias no setor, visando oferecer uma saúde de qualidade a toda a nossa população. Temos que parabenizar e agradecer os esforços do Governo Federal e a nossa Secretaria de Saúde, que foi competente para conseguir fazer o projeto e inserir a nossa cidade, viabilizando a vinda desses profissionais até Ladário”, disse José Antonio.

Já de acordo com o Secretario de Saúde de Ladário, Cleber Colleone, a vinda dos cinco médicos representa um grande avanço na saúde e ajudará também a manter a permanência desses profissionais, através de atendimentos de qualidade, o que vem acontecendo dentro do município.

“Esses médicos representam a segurança de que agora não iremos depender de profissionais temporários. Eles ficarão três anos em Ladário, mantendo uma carga horária de oito horas trabalhadas. Essa é a responsabilidade da administração, oferecendo um atendimento digno e de qualidade aos munícipes”, falou Cleber.

Os cinco profissionais atenderão nas Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, Nova Aliança, Érico Valle, Almirante Tamandaré, Romeu Albaneze. Todos serão apresentados até o final desta semana.

O programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. O Mais Médicos foi lançado em 8 de julho pelo governo federal. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os médicos estrangeiros que participam do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública.

PROVAB

O objetivo do programa é estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. O programa foi criado em 2011

Os médicos são obrigados a atuar por 12 meses, em Unidades de Saúde da Família, onde serão supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

 

Por: Da Redação