Ladário

Larissa garante vaga no Pan-americano

Na contramão da campeã Flávia Gomes, Larissa Farias, foi o grande nome da competição

 

Os últimos meses foram um período de muitos compromissos, disputas e ansiedade para os jovens talentos das equipes de base. Desde janeiro, foram quatro Treinamentos de Campo e cinco Torneios Internacionais, dois para o sub 18 e três para o sub 21, todos contabilizando pontos para o ranking nacional. Além desses, os Brasileiros Regionais e Brasileiros Finais também somaram bons números à tabela de classificação. A corrida pela liderança do ranking nacional chegou ao fim no mês de maio, junto com as últimas competições que somaram pontos antes do Campeonato Pan-americano sub18 e sub 21, que terá a equipe composta pelos primeiros lugares de cada categoria no ranking nacional, e Sul-americano sub 18 e sub 21, no qual lutarão pelo país os segundos colocados.

A caminhada até aqui não foi fácil. Após a seletiva nacional em dezembro de 2013, os atletas não tiveram descanso. Em janeiro os atletas de ambas as classes iniciaram o ano com uma série de avaliações físicas, psicológicas e médicas e no dia dois de fevereiro foi dada a largada para os juniores, que seguiram para Paris para a primeira etapa do Circuito Mundial. Depois vieram outras etapas: Bremem, para o masculino, e Thuringia, para o feminino, para ambas as classes; Campeonatos Brasileiros Regionais; Berlim, para equipe sub 18; Campeonato Brasileiro sub 21; Áustria para a sub 21; e o Brasileiro sub 18.

Este foi o segundo ano que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) está trabalhando com o sistema de ranking integrando competições nacionais e internacionais. Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base, considera que o sistema consegue extrair o melhor dos atletas e ser, ao mesmo tempo, justo.

“As mudanças que ocorreram no processo contagem de pontos para o ranking de 2013 para 2014 tornou a disputa ainda mais justa. Continuamos valorizando bastante o desempenho dos atletas nas principais competições nacionais e internacionais, mas também estamos rigorosos com questões disciplinares que também impactam na classificação do atleta no ranking nacional”, explicou e concluiu. “Estamos com uma equipe bastante forte. E a expectativa é que o Brasil continue som a hegemonia no Campeonato Pan Americano 2014”.

Com os pontos de todas as competições contabilizados, foram definidos os classificados automaticamente para as competições continentais. Para o Pan-americano sub 18, que será realizado no período de 10 a 13 de julho, em El Salvador, se classifacaram pelo ranking Bruno Watanabe (50kg/SP), Kainan Pires (55kg/SP), Daniel Cargnin (60kg/RS), Jeferson Luiz Santos Junior (66kg/SP), Ronnie Warlley Gomes (73kg/SP), André Humberto (81kg/MG), Henrique Francini (90kg/SP) e Matheus Rocha (+90kg/SP), no masculino, e Amanda Lima (40kg/PE), Jéssica Silva (44kg/SP), Gabriela Clemente (48kg/SP), Milena Matias (52kg/MS), Carolina Pereira (57kg/RJ), Sabrina Rossetto (63kg/SP), Sarah Nascimento (70kg/MG) e Ellen Furtado (+70kg/SP), no feminino.

No sub 21, que irá competir no mesmo período e local do sub 18, os classificados são Luiz Claudio Lima Junior (55kg/SP), Vitor Hugo Carvalho (60kg/SP), Ricardo Junior (66kg/MG), Lincoln Neves (73kg/SP), Eduardo Santos (81kg/SP), Thiago Chiodi (90kg/SP), Gabriel Souza (100kg/SP) e João Silva (+100kg/RS), no masculino, e Larissa Farias (44kg/MS), Tawany Silva (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ), Tamires Silva (57kg/RJ), Danielle Oliveira (63kg/RJ), Mariana Veiga (70kg/MS), Isadora Pereira (78kg/MG), Sibilla Facchiolli (+78kg/SP), no feminino.

Para o Mundial sub 21, que será realizado em Miami, de 20 a 27 de outubro, estarão automaticamente classificados os atletas que alcançarem 500 pontos ou mais no ranking nacional, depois do Circuito Mundial sub 21 Fase 6 de Berlim, do dia 23 de julho ao dia 06 de agosto. Os líderes que não alcançarem a pontuação exigida, a comissão técnica irá avaliar a possibilidade de participação do judoca e de sua respectiva categoria.

Larissa Farias, da categoria super ligeiro (44kg) no sub 21, é uma das atletas que tem tido um excelente rendimento nas competições. Só esse ano a judoca conquistou duas medalhas em competições internacionais, uma prata em Thuringia e um bronze na Áustria no início desse mês. Os bons resultados refletiram na classificação e, após a última atualização, Larissa lidera o ranking com 580 pontos. Além estar classificada para o Campeonato Pan-americano, também está automaticamente no Mundial, em outubro.

Falta um mês para o Pan e quatro para o Mundial, mas ela já começou a traçar as estratégias para chegar ao lugar mais alto do pódio. “Eu estou muito feliz de ter conseguido chegar até aqui. Essa classificação não foi fácil, é fruto de muito treino. Há muito tempo que busco a realização desse sonho, mas tive tropeços no meio do caminho, lesões que não me permitiram ter chegado antes. Agora minha hora chegou”, disse satisfeita e completou. “A ideia é focar, treinar ainda mais e consertar os erros para que a vitória venha”.

É importante lembrar que este ano não haverá Mundial sub 18, devido à realização dos Jogos da Juventude e que as datas para o Campeonato Sul-americano sub 18 e sub 21 ainda não foram definidas. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação