Mais um artista ladarense é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho artesanal através do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, concurso de premiação aberto em março de 2013 pelo Ministério da Cultura. O artista ladarense premiado foi o Sr. Sebastião de Souza Brandão mestre na arte da confecção da viola de cocho.
O concurso teve por objetivo reconhecer e premiar a atuação de mestres e grupos responsáveis por iniciativas que desenvolvam as expressões das culturas populares brasileiras e preservem suas identidades culturais.
Diante desses requisitos a Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação Municipal de Cultura prestou assessoria a três artistas locais para concorrerem ao prêmio, contando a trajetória artística, as peculiaridades e as necessidades de cada um para conseguirem desenvolverem sua arte.
Foram premiados 350 candidatos, incluído o homenageado (Instituto Mazzaropi) nesta edição, divididos nas seguintes categorias: Mestres – 170 prêmios para iniciativas de Mestres; Grupos/Comunidades – 170 prêmios;Mestres in memoriam – 10 prêmios.
A nível nacional foram inscritos 1.800 iniciativas culturais, sendo premiadas no total 350 iniciativas em três categorias. O Estado de Mato Grosso do Sul premiou dois trabalhos culturais, sendo um do município de Ladário (Sr. Sebastião de Souza Brandão) e o outro da cidade de Aquidauana.
Ladário teve além do projeto cultural premiado, mais dois projetos que se encontram na lista de espera e caso abra vaga elas serão preenchidas pelos suplentes que serão premiados. Os artistas que estão na espera são: Cecília Maria da Silva Oliveira com o teatro e Acylino Ferreira Lima com poesia.
“Nós da Fundação de Cultura de Ladário estamos fomentando o potencial da nossa classe artística e cultural , difundido nossa cultura e alcançando o reconhecimento dos nossos artistas além do âmbito municipal estamos despontando para o reconhecimento nacional, pois já está sendo o segundo Edital que artistas ladarenses estão recebendo premiação neste ano de 2013, este em especial é um reconhecimento do Ministério da Cultura”, enfatizou a presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação