Ladário

Ladário recebe bolsas para gestantes pela Rede Cegonha

 

Fortalecer o vínculo entre as gestantes ladarenses e as unidades de Saúde e reduzir a taxa de mortalidade materna infantil são os objetivos do projeto Mamãe Bebê, criado em 2010 pela administração municipal do Prefeito José Antonio Assad e Faria, através da Secretaria de Saúde, que desde o ano passado conta com o reforço da adesão ao programa da Rede Cegonha, do Governo Federal.

Através de encontros mensais, realizados em todas as unidades de saúde, com rodas de conversa e palestras temáticas que contam com o envolvimento de toda equipe de saúde, entre médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e agentes de saúde, a Prefeitura de Ladário tem conseguido aumentar a realização de exames de pré-natal pelas gestantes ladarenses.

De acordo com o Secretário de Saúde, Cleber Colleone, no ano de 2010, quando se deu início ao projeto Mamãe e Bebê, apenas 19% das gestantes concluíam as 7 consultas do pré-natal, e em 2012, este número subiu para 58%. Outro fator que contribuiu para a qualidade de vida das gestantes foi o investimento do município na aquisição de um aparelho de ultrassom e a criação de uma sala para coleta de exames, permitindo que as gestantes tenham maior cobertura de exames e atendimento dentro da cidade de Ladário.

Com a adesão ao programa Rede Cegonha, Ladário avança na assistência materno-infantil, assegurando às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto, puerpéreo e o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimentos saudáveis.

As gestantes que cumprirem os critérios definidos pelo Programa recebem uma bolsa gestante da Rede Cegonha e um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com o bebê.

Ladário foi a primeira cidade do estado do Mato Grosso do Sul a receber 300 bolsas da Rede Cegonha para serem distribuídas conforme critérios do programa. A cerimônia de entrega das bolsas foi realizada no dia 11 de julho, na Associação dos Militares da Reserva da Marinha e contou com a participação de cerca de 200 gestantes cadastradas pela Secretaria de Saúde de Ladário.

Cerca de 25 gestantes, que já cumpriram as fases do programa receberam as bolsas do Rede Cegonha, contendo ainda um kit para os primeiros cuidados com o bebê, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde e cobertores, fornecidos pela Secretaria Especial de Políticas Públicas e Cidadania.

Após a cerimônia, as gestantes ladarenses do 7º, 8º e 9º mês foram encaminhadas para uma visita à maternidade de Corumbá. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação