Ladário

Ladário intensifica ações para combater o mosquito Aedes Aegypti

Ações de combate a doença começam a ser desenvolvidas em Ladário

 

Ações de combate a doença começam a ser desenvolvidas em Ladário

Até o momento Ladário registrou 116 notificações, sendo 08 casos confirmados de dengue. E para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, o município, através da Secretaria de Saúde, está programando ações preventivas com o apoio das secretarias e empresas privadas, bem como o apoio de Militares da Marinha do Brasil e Exército, além dos Agentes de Saúde e de Endemias. Todas essas atividades serão feitas em todos os bairros da cidade, com intuito de prevenção da doença.

De acordo com o secretário de saúde, Cleber Colleone, os trabalhos não param, mesmo o município apresentando um índice bem menor, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os bairros localizados na parte alta da cidade, como Nova Aliança, Santo Antonio, Alta Floresta I e II e Boa Esperança, deverão receber uma atenção maior, sendo essas regiões, apresentarem índice de infestação predial próximo a 2%.

“As ações são concentradas em todos os nossos bairros, porém, essas localidades recebem uma maior atenção pelo fato dos moradores enfrentarem uma situação que é constante, a falta de água. Eles acabam estocando água em reservatórios a nível de solo que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti”, disse o secretário da pasta.

Ainda conforme ele, de cada 10 focos, podem ser encontrados 09 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito, “a nossa equipe, além de estar preparada, explica passo a passo, como evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Apesar das notificações, os trabalhos serão reforçados e todos estarão nas ruas para que não haja um aumento do número de notificações da doença. O risco existe, porém, pode ser evitado”, informou Cleber.

Conscientização e educação na comunidade

Uma importante ação a ser realizada será a educação em saúde em que o público alvo, serão as crianças e adolescentes da Rede Púbica de Ensino, em parceria com a Secretaria de Educação, onde as equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do PSE (Programa de Saúde Escolar), promoverão atividades com os alunos visando sua conscientização para que eles somem esforços junto as suas famílias no combate a dengue.

Além disso, de 17 a 21 de novembro, acontecerá o mutirão de combate a dengue. Já no dia 22, quando se promove o Dia Nacional de Combate a doença, as escolas municipais promoverão nos bairros, ações alusivas à data, com cartazes e panfletos.

“O nosso principal foco é remover os criadouros do mosquito, todas essas ações visam na diminuição de depósitos que possam servir como criadouros, e coma ajuda da população, pretendemos continuar com números cada vez menores da doença em Ladário”, finalizou Colleone.

 

Por: Da Redação