Ladário

Fórum Antidrogas discute combate e conscientização de entorpecentes

I Fórum de Enfrentamento ao uso de droga s na rede escolar de Ladário: Da reflexão à ação

 

I Fórum de Enfrentamento ao uso de droga s na rede escolar de Ladário: Da reflexão à ação

Com o intuito de fomentar as discussões sobre as drogas e sensibilizar os adolescentes sobre a necessidade do enfrentamento e da articulação da rede de proteção, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Educação, realiza durante dois dias (11 e 12 ), o 1º Fórum Municipal Antidrogas: da Reflexão à Ação no Enfrentamento ao uso de drogas, no Clube Marisco.

O prefeito José Antonio Assad e Faria, esteve presente na abertura do evento, e avaliou a importância não apenas das discussões, e sim a participação de jovens e adolescentes, bem como de toda sociedade.

“Educação e conscientização é uma demanda enorme e crescente, que precisa de união de todos para que possamos combater e tratar sobre este assunto. Um encontro fundamental por ressaltar a prevenção e o compartilhamento de responsabilidades começando através de nossas crianças e adolescentes e toda a comunidade ladarense”, disse o prefeito.

Durante o primeiro dia, os participantes puderam acompanhar palestras do defensor público, Carlos Eduardo Oliveira de Souza- “Drogas e Adolescência”- e o do professor doutor da UFMS, Luis Fernando Galvão- “Conversando sobre drogas tratamento e prevenção”

“Atividades como essas só ajudam ainda mais no combate as drogas, trazendo bem de perto toda a comunidade. Em nossa região existe uma problemática por se tratar da fronteira com a Bolívia, onde há uma facilidade da entrada desses entorpecentes. Por isso é mais do que preciso sempre colocar em discussões, por meio de palestras ou até mesmo ações realizadas pela parte pública”, falou o defensor público, Carlos Eduardo Oliveira de Souza.

Mesa Redona

As atividades do segundo dia começaram logo cedo, às 7 horas, onde os participantes puderam conhecer os delegados representantes das Escolas Estaduais, Municipais e Particular da cidade. Cada equipe teve a oportunidade de apresentar tudo o que a sua escola tem feito para explorar ainda mias o tema. Logo após as apresentações, os estudantes participaram de uma mesa redonda que teve como o tema: O enfrentamento ao Uso de Drogas em Ladário- articulação da Rede de Proteção.

“Importante sempre levar essas discussões, já que nós iremos repassar todas essas informações aos nossos colegas de sala, assim, como os nossos amigos e familiares”, enfatizou a aluna da Escola Municipal João Baptista e delegada d0 Fórum- Thayná Gonçalves.

No período da tarde, os participantes foram separados por grupos para discutir sobre variados temas abordados dentro do âmbito do uso das drogas, foram eles: Prevenção ao uso e ao abuso de drogas; Uso e abuso de drogas na infância e adolescência; Papel do controle social no enfrentamento ao uso e ao abuso de drogas; Vulnerabilidade social e uso de drogas; As drogas e o cometimento de crimes e atos infracionais; e Politicas Publicas e o enfrentamento ao uso e abuso de drogas.

As atividades do I Fórum foram finalizadas às 17 horas, com a promessa de que tudo o que foi discutido será trabalhado pelos alunos em suas escolas, a fim de massificar as informações obtidas durante os dois dias. “Nós juntamente com a nossa professora, já desenvolvemos vários tipos de trabalho e continuaremos a desenvolver para que cada vez mais colegas possam se conscientizar que a droga faz mal”, disse Adry, aluna do terceiro ano da Escola Estadual João Leme do Prado.

“O principal objetivo desse fórum é despertar o interesse dos jovens sobre as discussões sobre as drogas e alertar sobre as necessidades do seu enfrentamento e também mostrar como funciona a articulação da rede de proteção. O primeiro fórum serviu para buscarmos parcerias de entidades não governamentais, e também para a formação do fórum permanente”, explicou a Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Silvana de Araújo Arruda.

 

Por: Da Redação