Ladário

Ladário intensifica ações para combater a dengue; 12 casos da doença foram confirmados

Secretário Cleber Colleone

 

Ações já foram realizadas neste ano com o Exército brasileiro

Até o momento Ladário registrou 80 notificações, sendo 12 casos confirmados de dengue. E para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, o município, através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações preventivas com o apoio de Militares da Marinha do Brasil e Exército, assim, como os Agentes de Saúde e de Endemias, nos bairros da cidade, que apresentam maior Índice de Infestação Predial (IIP) da doença.

Os bairros localizados na parte alta da cidade, como Nova Aliança, Santo Antonio, Alta Floresta I e II e Boa Esperança, receberam uma atenção maior, sendo que na semana 11, que corresponde o final do mês de março, Ladário notificou 11 casos da doença, foi o que informou o Secretário de Saúde Cleber Colleone, onde afirmou ainda que apesar dos números apresentados, se comparado ao mesmo período do ano passado, Ladário apresenta expressiva diferença entre os índices da doença, devido as ações realizadas no município.

Secretário Cleber Colleone

“As ações são concentradas em todos os nossos bairros, porém, essas localidades recebem uma maior atenção pelo fato dos moradores enfrentarem uma situação que é constante, a falta de água. Eles acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti. De cada 10 focos, podemos encontrar 09 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito”, explicou o secretário.

Durante a ação realizada com o apoio de Militares do Exército Brasileiro, em março, foram retirados 7,5 mil kg de materiais como garrafas pet e de vidro, latas, pneus e até mesmo sofás, fogões e geladeiras, que serviam como criadouros para o mosquito da dengue.

“A nossa equipe, além de estar preparada, explica passo a passo, como evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Apesar das notificações, os trabalhos serão reforçados e todos estarão nas ruas para que não haja um aumento do número de notificações da doença. O risco existe, porém, pode ser evitado”, diz Colleone.

Outra medida que está em andamento é a notificação de terrenos baldios. As equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras e Saúde e o Setor de Tributos da Prefeitura, só no mês de abril notificaram 22 terrenos. A região Central é a mais preocupante com mais de 147 terrenos baldios.

Conforme o secretário da pasta é importante relembrar aos proprietários de terrenos sobre a necessidade de mantê-los limpos. “Através da notificação feita por meio do decreto 2.203/2013 da Prefeitura, que cobra dos munícipes a manutenção de seus imóveis para que estejam limpos e livres de matérias que possam acumular água servindo de criadouro para o mosquito da dengue, as nossas equipes também já estão orientadas dos trabalhos a serem realizados”, falou.

Parcerias

Colleone afirmou, que no mês de maio, juntamente com os militares da Marinha do Brasil, haverá uma mutirão de limpeza nos terrenos dos bairros de Ladário, com o intuito de prevenir e orientar sobre os riscos da dengue. “A população é a nossa maior aliada e mais uma vez volto a frisar, o mosquito da dengue é domiciliado, está dentro de nossas casas, por isso, é necessário a colaboração de todos”, finalizou.

Confira os casos em Ladário:

DenguePorSemana 01 a 16 grafico

 

Por: Da Redação