Ladário

Escola e Banda de Música Acyl da Silva Barbosa recebe palestra sobre concurso da Marinha

Alunos participaram da palestra e mostraram interesse nas vagas

 

Alunos participaram da palestra e mostraram interesse nas vagas

Os alunos e componentes da Escola e Banda de Música Acyl da Silva Barbosa receberam, nesta quarta-feira (23), palestra sobre o concurso de admissão ao curso de formação de sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais 2015. Serão 24 vagas. A prova é estendida a nível nacional. As inscrições vão até 29 de abril.

Os interessados em fazer o concurso devem estar dentro dos requisitos estabelecidos pela Marinha. Os principais requisitos são: idade mínima de 18 anos e idade máxima de 24 anos em 01/01/2015, sexo masculino e feminino; Ensino Médio Completo; e alto conhecimento musical. O salário para quem ingressar no curso é de aproximadamente R$ 3,5 mil. A prova será realizada no dia 07 de junho de 2014.

A meta principal da palestra é a divulgação do concurso, porém, os militares do Comando do 6º Distrito Naval de Ladário, aproveitaram a oportunidade do contato com a população para divulgar a Amazônia Azul, o que é ser um Fuzileiro Naval e as atividades que desenvolvem dentro e fora da região. E, em cima disso, incentivar que os jovens tenham uma oportunidade diferenciada na cidade para ser um sargento músico.

Para o Tenente Messias, ser um Sargento Músico Fuzileiro Naval é poder mudar a vida de muitos jovens e dar a eles melhores condições de vida. “Com essa oportunidade, os jovens têm uma expectativa melhor de vida para eles e suas famílias. Eles mudam a visão de mundo e passam a ter perspectivas maiores”, afirmou.

A primeira etapa da prova será escrita, onde o candidato responderá a 40 questões sobre música e terá que fazer uma redação, em Corumbá. A segunda etapa será no Rio de Janeiro, onde os candidatos terão que passar pela parte prática. Os exames físicos e médicos serão feitos no Comando do 6º Distrito Naval de Ladário que, posteriormente, serão encaminhados para o Rio de Janeiro.

Escola de Música Acyl da Silva Barbosa

Realizada pela Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação de Cultura, a Escola de Música Acyl da Silva Barbosa é preparatória para músicos que tenham interesse em compor a Banda de Música Acyl da Silva Barbosa. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo segunda-feira e quarta-feira voltadas a alunos iniciantes, e terça-feira e quinta-feira voltadas a alunos avançados. Os ensaios da banda acontecem aos sábados, na sede do Lions Clube de Ladário. Atualmente, a Escola conta com cerca de 40 alunos e a Banda conta com cerca de 30 integrantes.

O intuito da Escola e Banda é exatamente proporcionar aos jovens o conhecimento da música para formação profissional, principalmente para que façam esse concurso e ingressem na carreira militar. Coordenador, professor e maestro da Escola e Banda de Música Acyl da Silva Barbosa, o senhor Ambrósio Gregório dos Santos Neto conta que os jovens vêm se mostrando cada vez mais interessados pela música. Para ele, a música é fora de sério, é transformadora. “A partir do momento que o indivíduo começa a conhecer a música dentro de sua essência, ele se transforma, até mesmo em questão de caráter e disciplina”, explicou.

As 24 vagas disponíveis são divididas em sete naipes: Clarone Sib (1 vaga); Saxofone Alto Mib (5 vagas); Trompete Sib (2 vagas); Trompa em Fá (3 vagas); Trombone Tenor Dó (1 vaga); Bombardino Dó (2 vagas); e Percussão – bateria completa – (10 vagas). Mais informações pelo telefone: (67) 3234-1050. Os sites para inscrições e informações são: www.cgcfn.mar.mil.br e www.cpesfn.mar.mil.br.

 

Por: Da Redação