Ladário

Ladário festeja São João Pantaneiro e evento se consolida como um dos mais seguros do Estado

São João Pantaneiro se consolida como um dos mais seguros

 

São João Pantaneiro se consolida como um dos mais seguros

O São João Pantaneiro se consolida como um dos mais seguros e tradicionais do Estado, sem nenhum registro policial, o evento realizado pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura, proporcionou três dias de fé, alegria e devoção do povo ladarense. Com concurso de quadrilhas, concurso de andores, apresentações de danças regionais, cururu, comidas típicas, bailão e shows, o público e os visitantes ficaram encantados com a festança, onde ninguém ficou parado.

Durante os três dias de festa, Ladário recebeu aproximadamente 6 mil pessoas, que ao entrar no espaço junino, acabavam ficando encantados com a cultura dos ladarenses e a manifestação religiosa à São João Baptista. Um dos grandes momentos da festa foi o Banho de São João, as margens do Rio Paraguai, onde os devotos, por meio da procissão luminosa, percorreram juntamente com seus andores a rua Conde de Azambuja, descendo a Ladeira e chegando ao Porto de Ladário.

Num só ritmo, reverenciado com muita fé pelos ladarenses, sendo- “Se São João soubesse/que hoje era seu dia/descia do céu à terra/com amor e alegria”, os Santos foram banhados nas águas do rio Paraguai, mantendo assim, uma verdadeira demonstração cultural da região.

Fazendo a segurança do evento, o público contou com as presenças das equipes da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGENTRAT), do Corpo de Bombeiros (CBM – MS), Guarda Municipal, Seguranças Privados, além da equipe da Saúde, que disponibilizou uma ambulância para atender os festeiros.

Segundo a presidenta da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues a proposta é melhorar ainda mais o evento para 2015. “A cada ano que passa o São João Pantaneiro vem crescendo e atraindo mais visitantes de toda a região. A participação da população ladarense é muito importante, pois a tendência é que a nossa festa fique maior e mais animada, com uma mega-estrutura para acomodar aqueles que escolhem Ladário para celebrar uma das festas de São João mais tradicionais do Estado”, disse.

Firmando ainda mais as tradições ladarenses, para este ano, durante o São João Pantaneiro, o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) preparou um dossiê para registrar o evento, que poderá ser tombado como Patrimônio Histórico, garantindo mais visibilidade a uma das festas mais tradicionais da região do Pantanal.

“Estamos trabalhando para eternizar esse costume que já é tradição entre os ladarenses e realiza uma grande demonstração de fé e religiosidade”, completou Rodrigues.

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado pela primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria, participou de todas as atividades, além de recepcionar autoridades como o ex-governador do Estado Zeca do PT; ex-prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira; contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e a Secretária de Cultura da cidade de Bonito, Wania Murgatt, que na oportunidade disse presenciar uma das manifestações culturais mais ricas e encantadoras de Mato Grosso do Sul.

“A Prefeitura buscará manter os avanços alcançados neste ano, focando ainda mais nas tradições do nosso São João Pantaneiro. queremos e devemos preservar a nossa história. Um evento dessa grandeza traz grandes benefícios para a economia do município, gerando emprego e renda para muitas famílias ”, destacou José Antonio.

Toda a estrutura foi montada na Praça da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, tomada pelas cores branca e vermelha. Além disso, a sua frente acabou tornando-se um dos palcos principais do evento, acolhendo os artistas e apresentações regionais, abrilhantando ainda mais o São João de Ladário. O público também se deliciou com as comidas típicas juninas, nas barracas montadas na Praça de Alimentação.

Parte da ornamentação da festança foi realizada por aproximadamente 20 mulheres, do Programa Geração de Renda do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), atendidas pelo Programa de Atenção Integral a Família (PAIF). Mais de 5 mil metros de bandeirolas foram confeccionadas, dando um simbolismo maior no São João Pantaneiro.

“Foram dias aprendendo e fazendo essas bandeirolas. É uma experiência o qual levamos para o resto da vida, pois além de fazer parte da história da nossa cidade, estamos aprendendo opções que podem nos ajudar na renda familiar. A grande recompensa é passar por elas e escutar das pessoas os elogios”, comentou emocionada, ao receber o certificado durante a última noite do São João Pantaneiro, Rita da Silva.

 

Por: Da Redação