Milhares de sul-mato-grossenses estão sendo atendidos por mais uma etapa da Caravana da Saúde no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande. Ao todo 150 pacientes ladarenses estão sendo beneficiados com a ação. Para participar da caravana, os munícipes estão contando com apoio da Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Saúde, que está disponibilizando aos pacientes e seus acompanhantes transporte, acomodação, café da manhã, almoço e janta, “a nossa equipe está acompanhando de perto toda a movimentação dos pacientes e seus acompanhantes, para que não falte nada, isso foi posto pelo prefeito Carlos Ruso, pois tem uma preocupação constante com a humanização no atendimento público”, disse o secretário de Saúde de Ladário, Juvenal Avila.
Juvenal ainda reforçou que o quantitativo de vagas foi aumentado, uma vez que as vagas iniciais eram de apenas 50, “esse aumento se deu em razão da ação que desenvolvemos há menos de um mês atrás, junto com a ONG Olhar para o Próximo, onde cadastramos duas mil consultas e exames feitos na Secretaria de Saúde”, explicou.
A ação do Governo do Estado segue até o dia 6 de julho. Na estrutura montada pela Secretaria de Estado de Saúde acontecem consultas, de diversas especialidades, e as cirurgias mais simples das especialidades de oftalmo (vitrectomia, catarata, pterígio e yag laser) e vascular (duas técnicas usadas para retirar varizes – convencional e esclerosante/espuminha). O restante das cirurgias será realizado em ambiente hospitalar.
Durante a visita do governador Reinaldo Azambuja a megaestrutura, o número de procedimentos cirúrgicos na área de oftalmologia chegava a 3.566, sendo a maioria (2.685) de catarata. Nesta etapa da Caravana da Saúde foram destinadas 1.000 vagas por dia para consultas, além de capacidade para a realização de 400 cirurgias/dia. Pacientes de todos os municípios estão sendo atendidos, além da população da Capital.
O governador disse que se sentia feliz por garantir mais qualidade de vida às pessoas tirando-as da fila da vergonha. “É uma das ações mais importantes do nosso Governo, onde já realizamos mais de 60 mil cirurgias, mais de 3.600 aqui nesta etapa da Caravana da Saúde”, comentou. “A Caravana da Saúde veio para reestruturar a saúde nos principais polos do Estado e, mais do que isso, colocar a saúde mais próxima da população. O pronto atendimento, com cirurgias e exames especializados, é fundamental para que as pessoas tenham mais dignidade”, finalizou.