Ladário

Expedição Cidadania levará serviços essenciais a populações isoladas

José Antonio Assad e Faria fala da importância da Expedição

 

José Antonio Assad e Faria fala da importância da Expedição

A Expedição da Cidadania é um projeto social idealizado pela Associação de Juízes Federais (Ajufe), faz parte dos juizados itinerantes e tem como objetivo levar justiça gratuita e serviços à população residente em locais de difícil acesso foi lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira, 09 de março, no hotel de trânsito da Marinha do Brasil em Ladário.

O projeto tem como parceiros e apoiadores a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Ladário, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) da 1ª e da 3ª Região, os Tribunais de Justiça (TJs) do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Defensoria Pública de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, o governo de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o cartório de registro de Corumbá/MS e de Cáceres/MT, além do Ministério da Pesca, Ministério da Previdência Social, Ministério das Comunicações, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal do Brasil, Sesi e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

“Esta expedição tem um objetivo muito bonito de assistir através de variados serviços toda população que vive afastada da cidade. Por isso, desejo aos voluntários uma boa viagem e que Nossa Senhora dos Remédios que é padroeira da nossa querida Ladário, guie a todos”, disse o prefeito José Antonio Assad e Faria.

De acordo com a juíza Raquel Domingues do Amaral, presidente da turma recursal dos juizados de Mato Grosso do Sul e coordenadora da expedição, o objetivo é atender as famílias que vivem as margens do Rio Paraguai, além das pessoas que se encontram no interior de propriedades sem qualquer tipo de comunicação, “O nosso intuito é dar direito para as pessoas que pensam que não possui direitos por estarem tão distantes da cidade as garantias e os direitos fundamentais são essenciais para qualquer cidadão”, enfatizou.

A expedição percorrerá aproximadamente 600 quilômetros do Rio Paraguai e reunirá cerca de 60 voluntários, que trabalharão junto à população variados tipos de temas, desde orientações jurídicas ao ensinamento dos primeiros socorros.

Já para o contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, essa atitude é de extrema importância para que cada cidadão possa ter os direitos que são seus por direito, “Nós da Marinha do Brasil estaremos sempre disponíveis para apoiar e auxiliar qualquer tipo de atividade que favoreça a população, nesses dois anos no meu comando sempre realizamos todas as ações que foram solicitadas”.

A primeira fase da Expedição Cidadania ocorrerá no período de 10 a 27 de março. Já a segunda visita da expedição, está prevista para o período de 11 a 29 de maio.

A solenidade contou também com a participação do prefeito de Corumbá Paulo Duarte, o general Pedro Paulo de Melo Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o vice-presidente da AJUFE, juiz federal Fernando Mendes, o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Barbosa Tavares, entre outras autoridades civis, militares e judiciárias.

 

Por: Da Redação