Ladário

Idosos participam de encontros no município de Ladário

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, o segundo encontro para cadastro único de idosos isentos de acesso aos programas e projetos sociais.

O encontro aconteceu no bairro Boa Esperança, onde orientadores do CRAS, prestaram atendimento à demanda local de forma descontraída, proporcionando atividades e músicas, além de momentos de lazer e interação através do Projeto de Bem com a Vida.

O cadastro único destinado à população idosa do município, foi iniciado neste mês, atendendo idosos dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança, Conjunto Mutirão e Boa Esperança.

O cadastro, um instrumento que possibilita a identificação das famílias de baixa renda do município, tem por objetivo conhecer as principais necessidades da população e, assim, poder subsidiar a formulação e a implantação de serviços sociais que as atendam, tal como os Benefícios do Cidadão e de Prestação Continuada, Proteção social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Projetos como o Geração de Renda e o Programa Bolsa Família.

Segundo a Orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, Jorgina Alves de Lima Gonçalves, o próximo atendimento será no próximo dia 26, às 8h, na sede da APPIL.

” Nós estamos realizando este trabalho de uma maneira diferente, pensando principalmente no bem estar dos idosos. Se fosse um cadastramento normal, os idosos estariam numa sala de espera, o que é muito cansativo. Já com as ações, eles estão ouvindo música, desempenhando atividades e interagindo uns com os outros. Isso além fortalecer vínculos e elevar a autoestima deles também possibilita um atendimento agradável”, explica a orientadora.

Para Angela Soares, de 83 anos a forma de atendimento é ótima e muito prazerosa. “É muito bom. Conversamos, nos distraímos, conhecemos pessoas novas. Encontros como esse, faz agente se sentir bem acolhidos e ainda passamos a ter conhecimento desses projetos e atividades que o CRAS oferece” comenta.

Também participaram do encontro idosos que já faziam parte do SCFV, os quais desenvolveram atividades artesanais como confecção de tapetes de retalho, tapetes de fuxico, colares, almofadas e outros acessórios para exibição no evento ExpoCRAS, que será realizado no dia 12 de setembro.

 

Por: Da Redação