Ladário

Ladário, 234 anos: Grande Desfile de Aniversário atraiu multidão

O desfile cívico militar que marcou as comemorações dos 234 anos de Ladário (Kléverton Velasques)

 

Autoridades civis e militares prestigiaram o desfile em Ladário (Kléverton Velasques)

O grande desfile cívico-militar marcou o auge das festividades dos 234 anos de fundação de Ladário, neste domingo, 2 de setembro, na avenida 14 de Março, centro histórico da cidade. Mais de 4 mil pessoas comparecem ao centro da cidade para assistir ao desfile das forças militares e de 34 entidades civis, entre escolas municipais, estaduais e particulares, grupos de serviços e associações sociais. Uma das mais aplaudidas foi a APAE – Associação de Pais de Excepcionais, que presta um serviço de inclusão educacional e social a crianças ladarenses e corumbaenses.

Tropas do 6º Distrito Naval abriram o desfile às 17h15, após a ordem do seu comandante, o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo. A Marinha desfilou com seus pelotões de marinheiros e fuzileiros navais, e em seguida com seus veículos e armamentos especiais utilizados nas operações no Pantanal. Desfilaram em seguida as tropas do Exército, 6º Batalhão da Polícia Militar e 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Na abertura do desfile, muitos aplausos para as crianças e instrutores do projeto Forças no Esporte, parceria de grande sucesso entre a Prefeitura de Ladário e a Marinha que proporciona inclusão social por meio da prática de esportes.

Em seguida, a APAE, com fanfarra própria, a Reino do Amor,  prestou homenagem aos 40 anos da entidade e ao aniversário de Ladário. Nem mesmo o clima seco, temperatura em torno de 37 graus, foram suficientes para tirar a empolgação do público, uma multidão que se colocou ao longo da avenida 14 de Março para ver o momento de seus filhos, netos e amigos mostrarem suas potencialidades. O Hino a Ladário, de Sebastião do Espírito Santo, esteve presente em quase todas as apresentações musicais diante do palanque oficial das autoridades.

O projeto Semear fez apresentação de música e dança especial diante do palanque. Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o Semear democratiza o acesso às atividades culturais e esportivas para alunos da Rede Municipal de Ensino e este ano está aberto a toda a comunidade ladarense  com aulas de dança, música, xadrez e natação, além de reforço escolar.

A nova fanfarra da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, em estilo, fez seu primeiro desfile oficial e recebeu calorosos aplausos, guiando a escola do bairro Nova Aliança. A Escola Municipal João Baptista, a maior da Rede Municipal de Ensino, com sua fanfarra, encerrou com pompa o desfile, que foi um resumo positivo dos principais avanços e da Educação ladarense. (Reportagem: Nelson Urt/Imprensa)

O desfile cívico militar que marcou as comemorações dos 234 anos de Ladário (Kléverton Velasques)

 

Por: Da Redação