Ladário

Geração de Renda forma 195 ladarenses em dez cursos

 

Maria Aparecida e Silmara Soares Arruda, mãe e filha, estavam na turma de 195 ladarenses que concluíram os cursos de Geração de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidade e terça-feira, 10 de julho, viveram uma tarde especial ao receber seus certificados. Moradoras do bairro Alta Floresta II, elas começam a colher resultados imediatos. Maria Aparecida, dona de casa de 41 anos, cursou pintura em tecido e bombons e trufas. Silmara, de 21 anos, aluna da Escola Estadual 2 de Setembro, concluiu o curso de manicure. “Já recebi encomendas de trufas”, contou Maria Aparecida. “Vamos ter muito serviço pela frente, e isso é muito bom”, acrescentou Silmara.

Os certificados foram entregues pela secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Jane Contu; pela primeira dama e secretária de Integração de Políticas Sociais, Gisele Saab; pela coordenadora do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Célia Camello; pela coordenadora dos cursos de Geração de Renda, Nathallie de Oliveira Capucci, durante o evento no Lions Clube de Ladário. A gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Elis Regina Sarath, representou a Secretaria Municipal de Educação. Pela Fundação de Cultura, a gerente Wanessa Rodrigues.

Manicure e pedicure; corte de cabelo; bombons e trufas; recepcionista; biscoitos, doces e salgados; pintura em tecido; técnicas básicas de venda; ovos de Páscoa; encanador predial e tapeçaria foram os dez cursos oferecidos pela Prefeitura e seus parceiros. Os cursos foram em parceria com a Vale, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Ong Projeto Fred; Lions Clube de Ladário; Igreja Batista da Nova Aliança; Igreja Congregacional; Associação dos Moradores do Bairro Alta Floresta I e II; Associação dos Militares da Reserva da Marinha de Ladário; Associação dos Moradores do Bairro Almirante Tamandaré; Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio.

Professora dos cursos de corte de cabelo e de bombons e trufas, Matilde Gonçalves vê grandes possibilidades de ganhos após a conclusão. “Qualquer um dos cursos abre possibilidade para um bom rendimento, tanto que uma de minhas alunas chegou a faturar R$ 1500 com a venda de ovos, bombons e trufas durante a última Páscoa”, destacou a professora ladarense. Os cursos são abertos à comunidade, com prioridade para pessoas inscritas no programa Bolsa Família, com mais de 18 anos. O curso de recepcionista é aberto a garotas acima de 16 anos. São 15 vagas por curso e para o segundo semestre deveremos ter pintura em tecido, recepcionista, bolos decorados, entre outros”, avisou a coordenadora do programa Geração de Renda, Nathallie Capucci.

ENCANADORES

Formaram-se oito encanadores prediais e entre eles uma garota, Rosiene dos Santos Mendes, de 18 anos, atraída pelos “cálculos matemáticos e colocação no mercado de trabalho”. A irmã dela, Cristiane Mendes, de 16 anos, aluna da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, concluiu o curso de recepcionista. “Agora queremos nos aprimorar no Sebrae”, avisou Cristiane. Enilson Brandão, um dos encanadores formados, prestou o juramento em nome dos colegas de curso. “Além da empresa, devem ser respeitados o homem e a nação”, afirmou. (Reportagem: Nelson Urt/Imprensa)

 

Por: Da Redação