Ladário

Fundação Vale e Prefeitura de Ladário promovem roda de conversa com autora Sonia Rosa em escolas municipais

Autora Sônia Rosa dando autógrafo (Divulgação)

 

Autora Sônia Rosa dando autógrafo (Foto: Arquivo/Divulgação)

A Fundação Vale e a prefeitura de Ladário promovem nos dias 13 e 14 rodas de conversa com professores e alunos da rede municipal de educação de Ladário com a escritora Sonia Rosa. A autora já publicou mais de 40 livros, três deles no acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação que tem o apoio da Fundação Vale. Os encontros também marcam a entrega de acervo complementar de livros para as escolas.

Sonia Rosa vai falar de sua trajetória pela literatura, além de ler trechos de seus livros. Os alunos de 1º ao 3º anos do ensino fundamental poderão interagir com a escritora, tirando dúvidas e satisfazendo curiosidades. O encontro com a escritora visa estimular a leitura e a prática da contação de histórias. As rodas acontecem nas Escolas Municipais Polo 17 de Março, Professor João Batista, Eduardo Malhado e Francisco Mendes Sampaio.

Além da conversa com a autora, também será feita a entrega do acervo complementar para as oito escolas participantes do PNAIC. A Fundação Vale doará maletas com livros infanto-juvenis ligados à temática étnico racial, a todas as turmas de 1°, 2° e 3° ano da rede municipal.

Sonia Rosa

Sonia Rosa é escritora, contadora de histórias, professora e pedagoga. Começou sua experiência no campo literário como contadora de histórias de uma brinquedoteca, espaço lúdico que existia nos jardins do Museu da República no Rio de Janeiro. Em sua trajetória de 40 livros publicados, entre coleções, prosas poéticas e infanto-juvenis, já recebeu selos de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), tem sete salas de leitura batizadas com seu nome e alguns de seus livros já estiveram em catálogos internacionais na Itália e Alemanha.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

O PNAIC é um programa do governo federal cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Parceria

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública, a área de Educação da Fundação Vale, em parceria com o município de Ladário realiza, desde 2011, o Programa de Educação, que consiste na formação continuada de professores, gestores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

A receita do programa é simples e efetiva: são realizados encontros presenciais e atividades práticas com professores de língua portuguesa do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, bem como com gestores e técnicos da Secretaria de Educação para discutir temas como modalidades de leitura, análise de indicadores e gestão educacional.

Em dois anos de parceria, já foram mobilizados cerca de 100 profissionais de 11 escolas municipais, beneficiando mais de 2,5 mil alunos.

 

Por: Da Redação