Ladário

Estratégia de fortificação da alimentação infantil chega às creches de Ladário

A fortificação alimentar atenderá alunos das creches da cidade com idade entre seis meses a três anos e onze meses

 

A fortificação alimentar atenderá alunos das creches da cidade com idade entre seis meses a três anos e onze meses

Com o intuito de potencializar o desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com o município de Ladário, lançou oficialmente na cidade no mês de março, a estratégia de fortificação da alimentação infantil com vitaminas e minerais para as crianças com idade entre 6 meses a 3 anos e 11 meses que estudam nas creches.

A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças. Tudo isso para evitar que as crianças contraiam algum tipo de anemia, doença apontada como um dos fatores predominantes entre as deficiências nutricionais. Por isso, a alimentação complementar foi criada e aderida ao cardápio infantil, já que a mesma possui alto teor de ferro, nutriente essencial para o combate da anemia.

A ação que já vem sendo implantada em outros 13 estados brasileiros e atualmente é realizada em apenas 14 municípios de Mato Grosso do Sul, nasceu a partir da prioridade de cuidado integral à saúde das crianças de zero a seis anos e é estabelecida pela Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria.

“O NutriSus chega em Ladário para ajudar a Secretaria de Saúde na prevenção de doenças metabólicas e nutricionais das crianças da nossa rede escolar. Esse é um trabalho realizado junto à Secretaria de Educação que chega para reforçar as nossas ações interdisciplinares entre as secretarias, conforme orientações dadas pelo o prefeito José Antonio”, enfatizou o Secretário de Saúde Cléber Colleone.

Em Ladário, o projeto foi primeiramente apresentado aos gestores de todas as creches do município pelo Profissional de Educação Física da Secretaria de Saúde, Jeferson Cortez e pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Marcele de Paula e Mariana dos Santos. Em seguida, os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, percorreram todas as creches para capacitar os profissionais envolvidos nas ações de distribuição dos sachês, sendo realizada posteriormente uma reunião com os pais dos alunos para apresentar os benefícios da implantação da fortificação alimentar. O último encontro antes de iniciar a fortificação alimentar foi com os pais dos alunos. As ações de distribuição da suplementação estão previstas para esse mês.

“O NutriSUS já é uma realidade em nosso município, onde já se encontram na Secretaria Municipal de Saúde, os sachês para o primeiro ciclo de ingestão dos micronutrientes. Com o término das capacitações e reuniões com os pais ou responsáveis, iniciaremos as ações imediatamente. Essa implantação só foi possível por existir uma visão intersetorial em nosso município, onde a Saúde e a Educação andam juntas. Temos o desafio de enfrentar o dilema da fome e para garantir o desenvolvimento pleno da infância era fundamental um programa como NutriSUS que garante uma alimentação mais saudável, pois os sachês de micronutrientes garantem o que uma criança precisa para um bom desenvolvimento”, explicou Jeferson Cortez.

 

Por: Da Redação