Ladário

Em Ladário, encontro reúne idosos do Projeto Aprendendo a se Conhecer

Projeto é realizado no município de Ladário

 

Projeto é realizado no município de Ladário

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) realizou na manhã desta quarta-feira, 04 de junho, uma reunião com o grupo de idosos que fazem parte do Projeto Aprendendo a se Conhecer.

Segundo a coordenadora do CREAS Arizone Dy Andrade Salles, o projeto possibilita a inclusão da família em uma organização de proteção, que possa contribuir para reconstrução da situação da violação de direito vivido.

“Trabalhamos com grupos e a nossa finalidade é estimular e desenvolver a capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal com o nosso público. Além disso, fazemos também oficinas e contamos com a participação dos nossos cuidadores e orientadores. Em relação aos idosos buscamos principalmente estimar todas as potencialidades deles, aptidão de se comunicar e compreender, e mostrar a importância que eles tem para nós e para o mundo”, explicou Arizone.

O encontro aconteceu na sede do CREAS e contou com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara que na oportunidade realizou a abertura do evento.

“Nesse momento estamos nos reunindo aqui, não apenas como um grupo dos serviços oferecidos pelo CREAS, mas também como uma família. O objetivo desse encontro é estar informando a vocês sobre os direitos que cada um possuí o que é de nossa responsabilidade, fomentando através do conhecimento mais uma forma de proteção ao idoso. Ressalto também a participação de todos, conhecimento a mais é sempre bem vindo, pois todos nós nunca saberemos de tudo e estamos em constante aprendizagem na nossa vida”, destacou o secretário da pasta.

Em seguida uma palestra foi ministrada pelo estagiário de Direito da Faculdade Salesiana de Santa Tereza (FSST), João Paulo Moreira Neves, sobre o estatuto de idoso com objetivo de informar e sensibilizar e mobilizar o aprendizado dos idosos para com seus direitos.

“É uma satisfação ser convocado para ministrar uma palestra a este público tão importante. Vou estar compartilhando conhecimentos jurídicos com eles e fazê-los refletir através de textos interativos”, disse o estagiário.

Atendendo a proposta, José Ribeiro, de 90 anos, indagou que é sempre um prazer participar dos encontros proporcionados pelo CREAS, “fico muito feliz, gosto de participar de tudo. A cada reunião temos novidades. É de certa forma um carinho e uma preocupação que os cuidadores tem conosco e isso faz eu me sentir em casa”, comentou.

Já para Eli Maria Valejo, de 64 anos, que esteve pela primeira vez no encontro, é muito interessante o grupo participar desses eventos para também fortalecer vínculos.

“Nós nos sentimos especiais, eles nos buscaram para estarmos aqui, e é uma oportunidade que devemos aproveitar. Além disso, nós teremos muito ganhar aprendendo e conhecendo mais sobre nossos direitos”, disse.

O evento foi finalizado com um almoço proporcionado à todos os idosos.

 

Por: Da Redação