Ladário

Em alusão ao dia da árvore, mudas de espécies nativas são doadas em Ladário

A ação “Ladário Mais Verde- Plante Essa Ideia” aconteceu na avenida 14 de Março

 

A ação “Ladário Mais Verde- Plante Essa Ideia” aconteceu na avenida 14 de Março

A ação “Ladário Mais Verde- Plante Essa Ideia” aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, na avenida 14 de Março. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da arborização no município, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Embrapa Pantanal, Empresa de Mineração Vale, P.B. Lopes Scania e VM Transportes distribuiu mudas de árvores nativas aos ladarenses.

Integrando o calendário das festividades dos 237 anos de Ladário, a ação deste ano ganhou um formato diferenciado. Todas as pessoas que receberam as mudas precisaram assinar um termo de compromisso junto à Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural se responsabilizando a cuidar corretamente da árvore que ‘adotou’.

“É um trabalho árduo, a gente tem tentado, já é o segundo evento que a gente faz de plantio, o primeiro foi em maio com o projeto Biomas Pantanal e agora esse em comemoração ao Dia da Árvore e dessa vez os ladarenses assinaram um termo de compromisso e nós iremos até casa de cada um para saber se a muda foi plantada e quais são os cuidados destinados a ela para que ela tenha sucesso em seu crescimento”, comentou a Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação de Meio Ambiente Ligia Lopes Teixeira de Santana.

A cidade de Ladário aderiu à ideia de ser cada vez mais arborizada, e por isso, eventos como este acontecem de maneira constante, “500 mudas já foram doadas, plantadas já foram mais de 150 e hoje são mais 250 mudas distribuídas e eu tenho certeza que a população está consciente e já está querendo cuidar e ajudar a aumentar a arborização do nosso município”, alegrou-se Ligia.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, o projeto desenvolvido pela Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural é essencial para o desenvolvimento da cidade, “quando ouvimos tanto a questão do ‘faz calor’ e hoje a gente usa muito na nossa terra, e dai vemos a importância de nós plantarmos e criarmos esse programa que vai fazer com que a gente tenha mais conforto térmico na nossa cidade para que possamos andar em praças arborizadas e termos mais conforto em ruas arborizadas”.

Já para o senhor Ernane da Costa Arruda, conhecido em Ladário por cuidar com tanto zelo e amor das plantas dos canteiros da praça perto da sua casa, a doação das mudas de espécie nativas existe para que as pessoas possam atribuir um novo sentido a palavra cuidado, “são muitos ipês, Gonçalos, jatobás, bocaiuveiras e pés de vaca que irão florescer em nossa cidade, as pessoas precisam se empenhar para que possamos ter cada dia uma Ladário mais arborizada, porque as plantas são tão lindas, não é mesmo. E com dedicação conseguiremos alcançar esse objetivo. O evento sem dúvidas é de grande valia”, enfatizou emocionado.

Conforme a senhora, Antonia Carvalho Maria dos Santos, o que chamou a sua atenção foi a panfletagem realizada pelos alunos da Escola Estadual 2 de setembro na feira livre de quarta-feira, “foram eles que despertaram o meu interesse em vir aqui e agora estou saindo com duas mudas. Vou cuidar e espero que elas cresçam lindas e quando a equipe do Meio Ambiente for na minha casa quero que eles sintam orgulho do meu tratamento com as plantinhas”.

Programa de Plantio Compensatório

A proposta desta ação tem por finalidade a soma de esforços entre o município e a empresa, para a realização do projeto que viabilizará o plantio compensatório em uma Área de Preservação Permanente, dentro da área urbana de Ladário, com espécies nativas com ocorrência em matas ciliares da região, plantando o maior número de mudas possíveis, pioneiras de rápido crescimento. “Quero agradecer a parceria com a empresa Granel Química, no sentido de promover na nossa cidade o plantio dessas arvores que nós trabalhamos muito para conseguir e que vai fazer com que nós tenhamos também um espaço reflorestado e recuperado dentro da nossa cidade”, disse o prefeito.

A área compensada será entre as ruas Saldanha da Gama, Salgado Filho, Dom Aquino Corrêa e 24 de Agosto, considerada de Preservação Ambiental, por onde passa o córrego Teixeira,mais conhecido como o córrego do Chico. José Antonio assinou um termo de cooperação do Programa de Plantio Compensatório, com a empresa Granel Química LTDA e o IBAMA. A área que será atendida pelo programa será a Área de Preservação Ambiental, por onde passa o córrego Teixeira, mais conhecido como o córrego do Chico.

“Se conforto térmico que nós buscamos tanto na nossa cidade está aflorando com a presença dessas arvores que nós estamos plantando, por isso quero agradecer a todos os parceiros e a todos que estiveram junto conosco. Quero desejar que esse programa de plantar árvores sem nenhuma conotação, que ele frutifique e que esses frutos possam trazer uma melhor qualidade de vida para todos nós e para essa cidade”, finalizou o chefe do executivo. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação