Durante eventos na 14 de Março, mais de 20 mil pessoas participaram das comemorações dos 237 anos de Ladário
Uma festa para a família ladarense, assim, foram os nove dias de eventos culturais, dos 21 dias de atividades em comemoração ao aniversário dos 237 anos de Ladário, que terminará no próximo dia 29 de setembro. Aproximadamente 20 mil pessoas passaram pela Avenida 14 de Março, onde a administração municipal disponibilizou uma grande estrutura de qualidade, proporcionando conforto e segurança para a população, visitantes e turistas que estiveram na cidade e se encantaram com as tradições da Pérola do Pantanal.
Sem nenhum registro policial, a festa, a cada ano, vem ganhando a admiração dos ladaresnes, que por noite, lotavam o espaço na principal Avenida da cidade, com a rua Riachuelo, quebrando o recorde de público.
As festividades tiveram início no domingo (30), com a apresentação dos alunos do Projeto Semear, que fizeram uma verdadeira viagem ao passado, homenageando uma das cantoras mais ilustres da MPB, Elis Regina. Já no dia seguinte, segunda-feira (31) foi à vez da comunidade católica, com o Evangeliza Show, reunindo os católicos da região, mostrando as manifestações culturais que realizam durante o ano dentro das igrejas.
Na véspera do aniversário da cidade, na terça-feira (01) os alunos das Escolas Municipais e Particular de Ensino, deram um show à parte, durante as apresentações da 2° Noite América do Sul, uma verdadeira viagem, com parada obrigatória nos países Latinos Americanos.
Dando continuidade na festa, o público conferiu o Teatro Tesouro Pantaneiro, que retratou a Batalha Naval do Riachuelo e Grupo Argos de Teatro. Finalizando e dando as boas vindas aos 237 anos de fundação, no palco principal, o show dos Hermanos-Irmãos, com os músicos Marcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira.
Porém, o momento mais esperado por todos, foi o dia 02 de setembro, aniversário da cidade. As comemorações começaram desde às 05h30, quando as fanfarras das escolas da cidade, acordaram a população, anunciando a chegada, junto com os raios do sol, o dia da Pérola do Pantanal, seguida de um saboroso café da manhã oferecido para a população.
Após os eventos programados, como o Café da Manhã, em frente ao Coreto Municipal e o Hasteamento da Bandeira, contando com a participação dos militares da Marinha do Brasil e Missa Ação de Graças em homenagem à cidade, às 17h00, a Avenida 14 de Março, ficou tomada pelo público, que lotou a Avenida 14 de Março, para acompanhar o tradicional desfile Cívico-Militar.
Encerrando o dia 02 de setembro, uma multidão se aglomerou no espaço dos eventos, para acompanhar o show da dupla mais romântica do Brasil, Matogrosso e Mathias, que trouxe um repertório animado, levantando as mais de 10 mil pessoas, que juntos, cantaram em uma só voz, os sucessos dos artistas e parabéns para Ladário.
“Toda a nossa programação foi pensada para celebrarmos juntos, o aniversário da nossa cidade, com eventos festivos para a família ladarense que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa Ladário. São atividades culturais que demonstram cada vez mais o amor pelo município, através de seus artistas que tem a oportunidade de mostrar o trabalho feito por cada um deles, difundido a cultura local”, disse o prefeito José Antonio Assad e Faria.
Ainda conforme o chefe do Executivo ladarense, o que mais chamou a atenção foi à participação maciça dos moradores, bem como também o envolvimento de cada participante durante as apresentações culturais, “tudo isso demonstra o amor que cada um de nós temos pela nossa Ladário. Como é bom ver que todos se planejaram e participaram de uma festa bonita que deve se encerrar no final de agosto. Uma festa segura para a família”, completou.
Já para a diretora presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, a intenção da Fundação de Cultura é integrar a população ao poder público, aprimorando assim, o evento para que ganhe maiores proporções em 2016, ganhando visibilidade e fazendo com que a população participe ainda mais, dando espaço não apenas para eventos, como também para os comerciantes.
“O nosso foco é a integração da população às ações do poder público, valorizando assim os artistas da terra e difundindo a cultura local. Para tudo isso acontecer é necessário toda uma programação que é preparada ao longo do ano e discutida com a sociedade civil, neste caso representada pelo Conselho de Cultura. Além disso, trabalhamos também com a economia da cidade, dando oportunidade para os comerciantes trabalharem e venderem seus produtos, como comidas e bebidas típicas nos dias dos eventos”, falou Wanessa se referindo a Praça de Alimentação e também a tradicional Festa do Peixe, no Porto de Ladário.
Encerrando os eventos culturais cerca de 2,5 mil pessoas passaram pelo Porto de Ladário na tradicional Festa do Peixe no último dia 06, foram comercializados pratos à base de peixe, pelos moradores do Porto e pescadores profissionais, os quais foram de suma importância para a realização e sucesso da festa. Além de divulgar a culinária local, a Festa do Peixe ainda integrou os moradores do Porto, pescadores e população ladarense, um dos mais belos pontos turísticos da cidade.
Dos eventos que ainda estão por vir, mais uma grande festa está sendo preparada. Desta vez, são os moradores da Apa Baía Negra, mais conhecida como região da Codrasa, que receberão o evento em comemoração aos 05 anos de criação da Apa, que também começou a elaborar o Plano de Manejo.
Neste evento, além da grande festa, está programada atividades, como Concurso de Desenho, exposição de fotografias, materiais científicos e educativos, equipamentos de trabalho do PrevFogo, artesanato, bem como esportes radicais, sendo Corrida Rústica, Canoagem (canoa, caiaque e Stand-Up PADDLE), Trilhão (Moto OFFROAD) e Ciclismo. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação